PUB

Mundo

NATO pede “contenção” à Rússia e abertura do estreito de Kertch

A NATO pediu, no domingo,  25, “contenção” à Rússia e à Ucrânia, após um ataque a três navios ucranianos no mar de Azov e instou Moscovo a permitir a livre circulação nas suas águas territoriais.

“A NATO está a seguir de perto os acontecimentos no mar de Azov e no estreito de Kertch e em permanente contacto com as autoridades ucranianas”, indicou a porta-voz da Aliança Atlântica, Oana Lungescu, em comunicado.

A NATO apela, igualmente, à “contenção e à redução de tensões”.

No domingo, a Armada ucraniana acusou a Rússia de ter apresado três navios militares da Ucrânia e fechado o estreito de Kertch, tendo para o efeito disparado contra as embarcações e ferido três pessoas, situação que já foi confirmada por Moscovo.

A porta-voz recordou que a NATO “apoia plenamente” a soberania da Ucrânia e a sua integridade territorial, incluindo o seu direito a navegar nas suas águas territoriais.

Lungescu sublinhou que, na Cimeira Aliada de Julho passado, em Bruxelas, os líderes da NATO expressaram o seu apoio à Ucrânia e deixaram claro que a militarização russa em curso na Crimeia, no mar Negro e no mar de Azov faz “supor mais ameaças à independência da Ucrânia e agita e põe em causa a estabilidade da região”.

Entretanto, a Alta Representante da União Europeia para a Política Exterior exigiu à Rússia que restaure a liberdade de circulação no estreito de Kertch, para baixar a tensão na região.

O ataque de domingo, que sucedeu a Moscovo acusar uma frota ucraniana de violar as suas águas territoriais, foi efectuado por uma embarcação da Guarda Costeira do Serviço Federal de Segurança.

A tensão em Azov disparou desde que Moscovo construiu, em Maio passado, a Ponte da Crimeia, que une a península com a Rússia.

Após isto, redobraram as inspecções aos navios ucranianos, o que Kiev considera um bloqueio aos seus portos em Azov.

PUB

PUB

PUB

To Top