PUB

Mundo

Macau vai proteger um dos maiores estaleiros navais do Sul da China

O Governo de Macau vai avançar com a classificação dos maiores estaleiros navais do território, que considera ser “um dos maiores legados do Património Industrial da Construção Naval da Região do Sul da China”.

“O projecto de Regulamento Administrativo propõe a classificação dos Estaleiros Navais de Lai Chi Vun, em Coloane, como Sítio, a fixação da respectiva Zona de Protecção e dos respectivos métodos de conservação”, indica o porta-voz do Governo.

A Zona de Proteção abrange um espaço de 18 mil 523 metros quadrados e não tem, ainda, um uso contemplado no Regulamento, disse aos jornalistas a presidente-substituta do Instituto Cultural, Leong Wai Man.

Wai Man, que se escusou a pronunciar-se sobre a possibilidade de o espaço poder vir a acolher investimento privado, nomeadamente, do sector da hotelaria, limitou-se a afirmar que está prevista a sua ocupação “para mostrar técnicas de Construção Naval”.

Construídos a partir da década de 1950, os estaleiros “apresentam técnicas e métodos relacionados com a Construção Naval no final do Século XX, revelando, igualmente, a organização e o modo de vida da comunidade da vila de Lai Chi Vun”, de acordo com as autoridades.

O mau estado de conservação e “risco para a segurança pública” daquele espaço parcialmente devoluto, exigia uma ação urgente, segundo o Governo que, no espaço de pouco menos de um ano, iniciou e concluiu o procedimento de classificação.

Na Consulta Pública sobre os estaleiros, que decorreu entre 22 de Janeiro e 23 de Março, 80 por cento (%) dos participantes mostrou-se a favor da classificação do local e 90% a favor da revitalização.

Actualmente, existem 12 estaleiros em Lai Chi Vun, de onde o último barco saiu há mais de uma década.

Dois foram demolidos, em Março de 2017, por “razões de segurança”, e um outro ficou destruído em Agosto do mesmo ano, durante a passagem do Tufão “Hato”.

PUB

PUB

PUB

To Top