PUB

Mundo

França: Polícia anuncia dezenas de detidos no “quinto acto” dos “Coletes Amarelos”

A Polícia de Paris (Capital da frança) anunciou a detenção de 25 pessoas, às 9H00 (hora local, 07h00 em Cabo Verde) deste quinto sábado consecutivo de protestos, por parte do movimento “Coletes Amarelos”. Este número fica muito aquém das 278 pessoas que estavam detidas na capital francesa, no passado sábado passado, 8, à mesma hora.

A “France Press” fala na possibilidade de “uma mobilização mais fraca”, talvez resultante de uma divisão entre o corpo de protesto. Um grupo mais moderado, designado como “Coletes Amarelos Livres”, pede “tréguas” e apela ao diálogo, enquanto uma facção mais aguerrida manifesta vontade de continuar a luta para conseguir melhores condições de vida.

Sublinhe-se que o presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou, na segunda-feira, 10, um aumento de cem euros do salário mínimo e a isenção de impostos para as reformas baixas, medidas adoptadas já depois de um recuo na aumento taxação dos combustíveis, motivador inicial destes protestos.

O descontentamento geral, no entanto, tem prolongado as manifestações em Paris e noutras cidades francesas, que vão já no quinto fim-de-semana consecutivo ou “quinto acto”, segundo a Imprensa francesa, sendo quase todos marcados por grande violência.

Para este sábado, 15, numa tentativa de desencorajar mostras de violência, a Câmara de Paris anunciou um forte dispositivo de segurança: oito mil agentes policiais e 14 veículos blindados serão destacados para a Capital. Serão ainda feitas revistas nas estradas, nas estações de comboios e nos transportes com destino a Paris.

No sábado passado, foram identificadas em França perto de duas mil pessoas, recorde-se, entre as 136 mil que saíram às ruas, conforme indicou o Ministério do Interior.

Este número recorde de identificações, porém, aconteceu devido a uma presence policial mais dura, uma vez que os distúrbios não foram tão violentos como no sábado anterior, em que se assistiu uma espécie de guerrilha urbana, com cenas de carros queimados, montras partidas, lojas saqueadas e barricadas nas ruas.

PUB

PUB

PUB

To Top