PUB

Cultura

“Rapper” com raízes crioulas prepara álbum e documentário “Kriolo” e faz parceria com Batchard

Corey Lima é o nome de baptismo de ILLspokinn, “rapper” norte-americano, que tem em marcha um projecto para o lançamento de um álbum discográfico e documentário com o título “Kriolo”. É filho de pai afro-americano e mãe cabo-verdiana de segunda geração nos Estados Unidos da América (EUA). No trabalho, pretende explorar a sua própria história e jornada com a identidade, através de viagens e música.

“É uma consciência pessoal como ponto de partida para um exame mais profundo da história colectiva. Através reuniões em oficinas, entrevistas em gravações, percebemos muito rapidamente que estamos segurando um criativo terreno incrivelmente fértil”, diz ILLspokinn ao A NAÇÃO.

Esta ideia começou a ser gerada em 2016, altura em que esteve em Cabo Verde, pela primeira vez, por ocasião do “Atlantic Music Expo” (AME). Já em 2018, ILLspokinn e o produtor francês Zajazza foram convidados para uma “performance” colaborativa com outros artistas de élite de todo o mundo, incluindo o cabo-verdiano Batchart.

“Nós nos reunimos em uma residência de trabalho de quatro dias com os artistas que levaram a uma grande performance final no maior palco do AME. A ‘performance’, na Praça principal da Praia, foi para uma audiência de mais de 800 pessoas. Documentámos a viagem de 2018 em nossa própria carteira. Tivemos uma visão de criar algo novo e novo e que agora está ganhando vida”, acrescenta.

O director e fotógrafo Paul Bourdrel surge neste projecto a convite, para documentar o dia-a-dia de ILLspokinn e companhia. Segundo relata, o interesse do fotógrafo foi imediato, tendo em conta o arquipélago, a sua história musical e influências na música afro-americana, bem como o óbvio vínculo com a colonização e a escravidão e as consequentes repercussões.

(Leia mais na edição impressa do A NAÇÃO nº588 de 06 a 12 de Dezembro de 2018)

JF

PUB

PUB

PUB

To Top