PUB

Sociedade

São Vicente: Obras na Praça Dotora seguem curso natural

Os trabalhos na Praça Dotora, em São Vicente, seguem o seu rumo natural há já cinco meses, não obstante a polémica gerada com o anúncio da demolição daquele “património” da ilha. Também aqui, à semelhança da Praça do Palmarejo, na cidade da Praia, o antigo espaço foi vendido pela Câmara Municipal a um privado para nele construir um centro comercial.

In loco, A NAÇÃO pôde constatar que o espaço físico da antiga Praça Doutora Francisca, também conhecida por Praça dos Namorados, já não existe. Conforme pode-se ver pelas imagens, toda a área em causa encontra-se cercada, à semelhança dos estaleiros de construção civil.

O dono da obra é a empresa Fonseca & Santos, enquanto que a Spencer Construções & Imobiliária é a empreiteira da mesma.

O futuro empreendimento será constituído por uma galeria com espaços comerciais, sala de conferências, gelataria e lojas de souvenir. A zona superior, ora demolida, vai continuar a ser um espaço público.

A demolição da praça foi alvo de várias críticas por parte de mindelenses e de entidades como o Movimento Sokols e o Provedor do Mindelo. Estes últimos questionaram o empreendimento que, a seu ver, provoca a morte de mais um ponto histórico na cidade do Mindelo. Recentemente o A NAÇÃO procurou Salvador Mascarenhas, porta-voz dos Sokols, para saber se esse movimento teria alguma novidade diante das várias reclamações que apresentou. A resposta foi negativa, espelhando algum desânimo, motivado pelo avançar das obras na já outrora Praça dos Namorados.

Recorde-se que em 2017 a Câmara Municipal de São Vicente tinha falado na eventual recuperação do espaço. Contudo, a edilidade mindelense segue com a sua habitual postura, em relação ao assunto, não dando qualquer cavaco, principalmente quando procurado pelo A NAÇÃO.

Este semanário tentou ouvir Manuel Fonseca, gestor da Fonseca & Santos, mas também sem sucesso.

JF

PUB

PUB

PUB

To Top