PUB

São Vicente

São Vicente: Adesão à marcha da indignação ultrapassa expectativas da Sokols 2017

A adesão dos mindelenses à marcha da indignação, neste domingo (16), ultrapassou as expectativas do Movimento Sokols 2017. O presidente daquele movimento cívico, Salvador Mascarenhas, prometeu outras formas de protesto, caso não houver resposta por parte do governo.

Satisfeito com a adesão dos mindelenses à manifestação junto ao Aeroporto Cesária Évora na manhã de domingo, Mascarenhas, assegurou formas mais duras de protesto, sem levantar o véu. Para este responsável é chegada a altura do executivo ouvir o povo.

A marcha da indignação teve início na Praça Estrela, onde os manifestantes assinaram um “manifesto de indignação do povo de São Vicente”. Ao longo do percurso até ao aeroporto Cesária Évora, a animação foi feita ao som da música “Venham mais cinco”, do português Zeca Afonso, na voz de Ildo Lobo.

À chegada ao aeroporto, Salvador Mascarenhas tomou a palavra para ler o manifesto, endereçado ao primeiro-ministro, mas que será entregue “em mãos” ao ministro José Gonçalves, “se ele estiver em São Vicente, na segunda-feira”, prometeu.

 

“Nesta marcha de indignação de São Vicente, que nos trouxe à rua, informamos ao Governo que estamos aqui para exigir a reposição dos voos da Cabo Verde Airlines nesta ilha do norte”, lançou Mascarenhas, para quem a decisão de descontinuar esses voos foi “incorrecta” e tomada de forma “superficial e pouco estudada”.

 

Por isso, precisou, os sanvicentinos “exigem” a reposição dos voos porque deles depende, assinalou, a economia de todo uma região “por demais maltratada e negligenciada” pelos sucessivos governos da república.

 

“Queremos lembrar ao primeiro-ministro que o sistema político só funciona bem quando as instituições que produzem leis são sensíveis à influência da sociedade”, pontificou o líder do Sokols, e quando, acrescentou, existem os “canais certos” que vêm da sociedade e da opinião pública, que permitem exercer esta influência sobre as instituições que produzem políticas e leis.

 

Carlos Araújo, um outro elemento da direcção do Movimento Sokols, foi outro interveniente e que ligou o corte dos voos da Cabo Verde Airlines de e para São Vicente a uma pedra colocada na porta de entrada e de saída de São Vicente, o que os mindelenses “não admitem”, reforçou.

 

Voltou a referir que São Vicente “necessita é de autonomia”, que a regionalização proposta “não serve” os interesses da ilha e que vão aguardar uma “resposta célere” a esta manifestação de “indignação popular” por parte do Governo.

 

Nas vésperas do sétimo aniversário da morte de Cesária Évora, amanhã, 17, à chegada ao aeroporto, e junto à estátua de Cize, os manifestantes respeitaram um minuto de silêncio e, logo de seguida, entoaram a morna “Sodade”, por ela celebrizada.

 

Seguiu-se um buzinão por algumas artérias da cidade do Mindelo e arredores.

A Nação c/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top