PUB

Mundo

Alemanha: Governo limita investimento estrangeiro

O governo alemão vai limitar o investimento estrangeiro, especialmente de fora da União Europeia (UE), em sectores económicos considerados vitais.

A legislação aprovada permite às autoridades averiguarem se os investimentos de fora da UE podem ser feitos em sectores económicos que sejam considerados estrategicamente relevantes, como a energia ou os média.

Sempre que o investimento implicar uma participação de dez por cento (%) ou mais, as autoridades alemãs podem questionar a legalidade do negócio.

Esta nova medida responde, em parte, a preocupações políticas reveladas recentemente pela administração da chanceler Angela Merkel, com a presença de investimento chinês na Alemanha.

Nos últimos meses, Angela Merkel tem demonstrado receio sobre a intensificação da presença de investimento chinês na Europa e, em particular, na Alemanha.

As restrições deverão incluir sectores como os da defesa, telecomunicações, meios de comunicação social, energia e água.

O ministro da Economia alemão, Peter Altmaier, disse que essas áreas são “de importância fundamental para as nossas vidas”.

PUB

PUB

PUB

To Top