PUB

São Vicente

Caso Cruz Vermelha: Destituição do Conselho Local de São Vicente originada por alegadas infrações do seu presidente

O Conselho local da Cruz Vermelha de São Vicente foi destituído, estando aquele organismo, agora, sob a responsabilidade de um comissão de gestão. De acordo com uma deliberação da Cruz Vermelha indícios de “infracções graves” por parte do presidente daquele conselho, João Paulo Lima, estarão na origem desta decisão.

Desde a passada segunda-feira o Conselho Local da Cruz Vermelha de São Vicente está sendo gerida por uma comissão de gestão provisória nomeada pela direcção nacional. A comissão de gestão ficará à frente daquele conselho a até a eleição de uma nova equipa directiva.

Esta decisão veio na sequência da destituição do Conselho local, até então presidido por João Paulo Lima. Na origem da decisão, segundo a deliberação no 1- A/2018, estão indícios de prática de “infrações com alguma gravidade, podendo até constituir acto ilícitos penais e beliscam os valores da integridade, transparência e coerência com os Estatutos e normas da CVCV e princípios fundamentais que norteiam o Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho”.

No documento a que o A NAÇÃO teve acesso a direcção nacional da CV aponta uma série de factos, alegadamente praticados por João Lima, que sustentam tal decisão, nomeadamente o envolvimento de pessoas com quem tem vinculo de parentesco nas relações de trabalho, designadamente através da assinatura de cheques da CV, na composição dos Membros do CL e na atribuição de funções de responsabilidades na respectiva administração.

A usurpação das funções do presidente nacional e do secretário-geral da CV, bem como o uso da sua influência, enquanto PCL, reputação e imagem da CVCV para favorecimento de pessoas ou empresas na fuga de pagamento de emolumentos junto das Alfândegas são alguns dos factos apontados na deliberação.

Face a deliberação, o A NAÇÃO tentou ouvir o presidente do Conselho local da Cruz de Vermelha de São Vicente, João Paulo Lima, mas este remeteu uma possível reacção mais à frente. Entretanto nesta quinta-feira, o responsável vai reagir, através de uma conferência de imprensa.

PUB

PUB

PUB

To Top