PUB

Economia

Natal: Presentes personalizados estimulam empreendedorismo

As ofertas de consumo de Natal são inúmeras, para todos os gostos e bolsos, e adquirem as mais variadas formas. Mas há, cada vez mais, quem goste de oferecer prendas personalizadas, com um conceito por detrás, que faça da oferta, um presente realmente especial. Badia Natural Cosmetics e Lipsticky são dois exemplos, em que se concilia recursos locais e empreendedorismo feminino e que damos a conhecer nesta reportagem.

É que apesar de muita gente gostar de comprar as suas prendas de Natal em lojas convencionais, a tendência mundial com o domínio das novas tecnologias é para as compras online, nas chamadas lojas virtuais.

Um fenómeno que não escapa a Cabo Verde onde as redes sociais têm servido para jovens empreendedores dinamizarem os seus conceitos de negócio, havendo cada vez mais procura por presentes personalizados, originais e úteis.

No arquipélago há vários exemplos de jovens que se dedicam à criação de peças de artesanato, bijuterias, acessórios de moda e até produtos de saúde e beleza feitos a partir de produtos naturais e que sem terem necessariamente uma loja física, conseguem conquistar cada vez mais clientes.

Produtos naturais, uma boa opção

O segredo está nos conceitos, nos produtos personalizados e diferentes do convencional e no próprio marketing digital potenciado pelo alcance das redes sociais. Um exemplo disso é a marca Badia Natural Cosmetics.

Criada por Lúcia Cardoso em há poucos anos o conceito por detrás da marca tem atraído cada vez mais clientes. Esta marca de produtos naturais, feitos à mão, como sabão ou cremes e loções para corpo, e até cabelo, baseia-se na economia solidária, utilizando ervas e plantas endógenas, tendo também em vista o empoderamento feminino.

“As vendas têm estado boas, já começa a haver muita procura por presentes de Natal, principalmente para levar artigos originais para familiares que moram fora do país. Fazemos cestinhos com os nossos produtos e esses também são muito procurados pois os pacotes são extremamente aromáticos com ervas secas, e vários itens interessantes”, diz Lúcia Cardoso.

Entre os produtos mais procurados estão artigos para mazelas como alergias, acne, manchas ou pele sensível, como artigos de bem-estar como óleos perfumados, sabonetes, máscaras, esfoliantes corporais. “Os produtos têm propriedades medicinais portanto depende muito do caso”, acrescenta. Comparativamente ao ano passado, as expectativas são boas.

“A cada ano as coisas melhoram, pois as pessoas conhecem melhor a marca, apreciam e valorizam os produtos e também estão mais sensíveis a fazerem compras em pequenos negócios para estimular a economia local”, afirma.

Úteis e divertidos, conforme a personalidade do cliente 

Outro dos conceitos que podemos encontrar no mercado é o da Lipsticky, uma lojinha de prendas personalizadas que valoriza os produtos que são criados por mulheres. Esta marca trabalha inclusive com o conceito de pequenas caixas que são recheadas de artigos, sempre úteis, conforme um determinado plafon do cliente e de acordo com o perfil de quem vai receber a prenda.

“Acreditamos que presentear é uma forma de arte. Mas, para nós, não basta colocar coisas bonitas dentro de uma caixa. Acreditamos que a peça de execução é tão crucial quanto a aparência. A nossa missão é dar a quem oferece a mesma experiência incrível de quem recebe o presente”, diz Ekvity dos Santos, gestora da marca.

Neste que é o segundo Natal da Lipsticky as expectativas são, no geral, boas. “O ano passado foi o nosso primeiro Natal. O balanço foi positivo mas este ano esperamos ultrapassar as vendas, tendo em conta que já somos uma marca um pouco conhecida no mercado”.

As encomendas já são “algumas”. “Sendo a nossa lojinha (virtual), as pessoas têm feito as encomendas com alguma antecedência. Normalmente temos um pouco de tudo, cabazes para empresas e ou individuais, mas sobretudo prendas personalizadas conforme os pedidos dos clientes”.

Uma caixa pode conter make up variada, produtos tradicionais de Cabo Verde, como compotas e bonecas de trapos, entre outros, kits de chá e café, utensílios para escritório, produtos Lipsticky como agendas, cadernos de reuniões e tshirts da marca, entre outros.

Além destas marcas, existem muitas outras, umas mais recentes como a “Katu_cv”, que se baseia em peças em concreto feitas à mão em Cabo Verde, nomeadamente, vasos estilizados, de diferentes tamanhos, para catos ou velas, ou, por exemplo, a “Criatividartes”, de Âmbara da Rosa, uma marca já consolidada no mercado e que tem na bijuteria original, baseada em peças únicas, feitas à mão, como principal atrativo.

GC

PUB

PUB

PUB

To Top