PUB

Desporto

Retrospectiva 2018: Estreia da Selecção Feminina de Futebol marca 2018

 

Gracelino Barbosa volta a brilhar

No desporto paralímpico, Gracelino Barbosa voltou a brilhar no Campeonato do Mundo para Atletas com Deficiência Intelectual, que se realizou em França. Conquistou três medalhas, nomeadamente, ouro nos 60 metros barreiras, prata nos 60 metros livres e bronze nos 200 metros livres. Nesta prova, Gracelino bateu ainda o record africano nos 200 metros livres.

A equipa paralímpica de Cabo Verde ganhou ainda  três medalhas, duas de ouro e uma de bronze, no Grande Prémio de Túnis, na Tunísia. Ainda no desporto adaptado, Cabo Verde representado pelo grupo Mon na Roda ganhou cinco medalhas, duas de prata e três de bronze, no Campeonato Internacional de Dança Desportiva em cadeira de rodas, realizado na Holanda.

 

“Tubarões azuis” irregular mesmo com regresso de Rui Águas

A selecção nacional de futebol disputou seis partidas em 2018. Venceu três, empatou uma e perdeu as outras duas. Esta sequência de resultados espelha uma intermitência dos “Tubarões Azuis”, que vem se arrastando há mais de dois anos.

2018 fica igualmente marcado pelo regresso de Rui Águas ao comando técnico da selecção principal, cargo que havia deixado em 2016, por causa oito meses de salários em atraso. No primeiro jogo em que orientou Cabo Verde neste regresso, o técnico português foi à Argélia vencer por 3-2, numa partida de carácter particular. No segundo jogo, Cabo Verde conquistou o troféu cidade de Almada, frente a Andorra.

Já entrando nos jogos de qualificação para CAN 2019 Cabo Verde acabou por comprometer a sua participação. Dos quatro jogos disputados entre Setembro e Novembro Cabo Verde conseguiu vencer a Tanzânia (3-0), empatar como Lesoto (1-1) e perder com a Tanzânia (2-0) e Uganda (1-0).

 

 

“Tubarões azuis” mirins brilham na CPLP

Uma das apostas da Federação Cabo-verdiana de Futebol em 2018 foi a selecção nacional sub-16. Esta participou nos XI Jogos da CPLP, tendo conquistado a medalha de prata. Cabo Verde perdeu a final, frente a Angola na decisão das grandes penalidades (4-2). Ao longo dos 90 minutos tinha-se registado um empate a duas bolas. Na sua campanha para chegar à final Cabo Verde conseguiu o primeiro lugar do Grupo B, depois de vencer Timor-Leste por 4-1, o Brasil por 6-0, e o Moçambique por 3-0, somando nove pontos em três partidas disputadas. A medalha de prata foi o melhor registo de sempre de Cabo Verde nos jogos da CPLP, em futebol, depois do terceiro lugar conquistado em Angola, no ano de 2014.

Nos jogos da CPLP, realizados em São Tomé e Príncipe, Cabo Verde venceu mais medalhas do que em todos as outras edições. Foram 18 ao todo, a melhor prestação de sempre do país em competições internacionais.

Após os jogos da CPLP, a selecção sub-16 disputou ainda a qualificação para a CAN 2019 em sub-17. Contudo, Cabo Verde falhou a final desse torneio de qualificação, após ser goleado pelo Senegal por 6-0 nas meias-finais..

 

Estreia da selecção feminina de futebol

Em Novembro deste ano fez-se história com a estreia da selecção nacional de futebol feminina. No primeiro jogo oficial, frente a Guiné-Bissau, Cabo Verde perdeu por 1-0. Para o comando técnico da equipa foi escolhida Nita Nédio, figura que nos últimos anos construiu uma das melhores equipa de futebol nos escalões juvenis, o Bola pá Frente. A equipa técnica da selecção nacional feminina é composta ainda pelos técnicos Artur Estrela e Gustavo.

 

Académica da Praia faz a “dobradinha”

A Académica da Praia conquistou o Campeonato Nacional de Futebol e a Supertaça de Cabo Verde. A conquista do Nacional foi em Junho, numa final disputada com o Mindelense, em Santo Antão. Os “estudantes” venceram os “encarnados” do Mindelo por 2-0, com golos de Ró e Mike no prolongamento.

Em Dezembro último, a Académica viria a fazer a dobradinha com a conquista da Supertaça, ante o Sporting. A briosa venceu a partida, disputada no Estádio Nacional, por 1-0, tendo o golo sido apontado por Emerson. O Sporting da Praia tinha conquistado a Taça de Cabo Verde em junho,  depois de vencer o Santa Maria por 2-1

 

Jogos africanos da juventude

Nos jogos africanos da juventude, Cabo Verde conquistou duas medalhas de prata, uma no andebol feminino sub-18 e outra no karaté, por intermédio de Emelise Soares.

Além dessas medalhas, a comitiva cabo-verdiana deixou uma boa impressão no atletismo, tendo uma das atletas batido o recorde nacional em sénior feminino.

Os resultados obtidos nos jogos africanos da juventude foram bastantes positivos e superaram as expectativas do Comité Olímpico Cabo-Verdiano.

Do universo de 54 países participantes, Cabo Verde posicionou-se no 29º posto.

 

Basquetebol

No basquetebol, as seleções de Cabo Verde em masculino e feminino participaram, pela primeira vez, no Africa Cup Basket 3×3, realizado no Togo. Destaque igualmente para a primeira participação da seleção feminina de basquetebol no Afrobasket sub-18, que decorreu na Nigéria. A nível nacional, a equipa do Bairro sagrou-se novamente campeã nacional de basquetebol.

 

Ginástica

Na ginástica, o Clube Desportivo Acroart conquistou uma medalha de Ouro para Cabo Verde no Torneio Internacional da Ginástica Aeróbica do Blume Gran Canárias 2018.

Cabo Verde participou pela primeira vez no Campeonato Africano de Ginástica Aeróbica e conquistou logo uma medalha de prata..

PUB

PUB

PUB

To Top