PUB

Mundo

Espanha: Executivo aprova na sexta-feira o Orçamento para 2019

O Primeiro-Ministro (PM) espanhol anunciou, em Madrid (Capital do País), que o Conselho de Ministros da próxima sexta-feira, 11, irá aprovar o projecto de Orçamento para 2019, apesar de o Executivo não ter ainda os apoios necessários à sua aprovação no Parlamento.

“A posição do Governo de Espanha é de apresentar o Orçamento e vamos fazê-lo no próximo Conselho de Ministros de 11 de Janeiro, na próxima sexta-feira”, disse Pedro Sánchez, numa entrevista à agência EFE.

O chefe do Executivo espanhol pretende negociar as contas do Estado para 2019 com todos os partidos e não apenas com os independentistas catalães, que votaram a favor da sua investidura, em Junho do ano passado, e agora têm afirmado que só irão apoiá-lo se este fizer gestos concretos a favor do movimento separatista.

“Vamos estender a mão também ao Cidadãos (direita liberal) e ao PP (Partido Popular, direita)”, afirma Pedro Sánchez, ao mesmo tempo em que insiste em separar as negociações orçamentais da situação política na Catalunha.

Os dois principais partidos da direita espanhola já anunciaram que irão votar contra as Contas do Estado.

Pedro Sánchez tornou-se PM, em 2 de Junho de 2018, depois de o PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol) – com apenas 84 deputados num total de 350 – ter conseguido aprovar, no Parlamento, na véspera, uma Moção de Censura contra o executivo do Partido Popular (direita), com o apoio do Unidos Podemos (coligação de extrema-esquerda) e uma série de partidos mais pequenos, entre eles os nacionalistas bascos e os independentistas catalães.

Há 18 líderes independentistas catalães que deverão ser julgados a partir de finais de Janeiro ou inícios de Fevereiro próximo, pelo alegado delito de rebelião, sedição, peculato e desobediência na liderança da tentativa de independência daquela região espanhola, em 2017.

Pedro Sánchez admitiu, em finais de Novembro passado, a possibilidade de convocar Eleições antecipadas, caso o Orçamento para 2019 não fosse aprovado.

O PM assegurava, até esse momento, que iria levar a Legislatura até ao fim, em meados de 2020, mesmo que tivesse de prorrogar as actuais Contas do Estado, da responsabilidade do Governo anterior, do PP.

PUB

PUB

PUB

To Top