PUB

Mundo

Brasil: Polícia anuncia uso de câmaras de reconhecimento facial no Carnaval

A Polícia do Rio de Janeiro, estado brasileiro que foi atingido por uma crise de violência, anunciou que usará câmaras de segurança com reconhecimento facial para identificar possíveis infractores no Carnaval.

A iniciativa é o resultado de uma parceria com a empresa de telecomunicações Oi e começará a ser implementada em Copacabana, zona Sul da Capital “Carioca”, anunciou o secretário da Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo de Lacerda, numa entrevista ao jornal brasileiro “O Globo”.

“Se for detectado (nas câmaras) que alguém da região tem uma ordem de prisão activa contra si, ou se houver um veículo roubado circulando na região um alerta será enviado para a patrulha mais próxima”, explicou.

A ideia é ampliar, progressivamente, uma rede de câmaras de reconhecimento facial em toda a cidade com este sistema. Ao mesmo tempo, serão realizadas verificações da Polícia, também com câmaras, para confirmar as placas dos carros, acrescentou o coronel.

“A previsão é começar no Carnaval, a ferramenta é fantástica, é hora de a Polícia Militar se modernizar”, afirmou.

O Estado do Rio de Janeiro está a ser afectado por uma onda de violência desde a comemoração dos Jogos Olímpicos de 2016, que se agravou nos dois anos seguintes.

Em Fevereiro de 2018, o Governo do ex-presidente Michel Temer decretou a intervenção Federal na área de Segurança Pública de todo o Estado do Rio de Janeiro, deixando na mão das Forças Armadas o controlo da ordem pública.

O novo governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, que assumiu o cargo em 1 de Janeiro, prometeu ser duro contra os criminosos e chegou a anunciar um plano que envolveria drones e até mesmo atiradores de élite, que seriam autorizados a abater criminosos apanhados na posse de armas em favelas do Estado.

PUB

PUB

PUB

To Top