PUB

Mundo

Portugal e Panamá querem ir “mais longe” na cooperação

O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na sexta-feira, 25,  que Portugal e o Panamá têm tido “uma convergência e preocupação” de irem mais longe ao nível da cooperação.

“Do ponto de vista político, do ponto de vista de troca de visões sobre o mundo, tem havido uma convergência e uma preocupação de irmos mais longe em termos de cooperação e isso é bom para os dois países”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa – citado pela Lusa -, na Cidade do Panamá, onde chegou na sexta-feira.

O Chefe de Estado adiantou que já se encontrou várias vezes com o seu homólogo panamiano, Juan Carlos Varela, de quem partiu o convite para estar na Cidade do Panamá para participar nas Jornadas Mundiais da Juventude, que decorrem até este domingo, 27, presididas pelo Papa Francisco.

O Presidente português adiantou que irá receber, este ano, “um número recorde de Presidentes latino-americanos”, como o do Peru, Paraguai, Chile e, provavelmente, o da Guatemala, assinalando que gostaria de ter a visita de Juan Carlos Varela, mas como é ano de eleições no Panamá, “não é muito fácil”.

Panamá é um país da América Central com cerca de 4,1 milhões de habitantes distribuídos por 75,4 milhões de quilómetros quadrados.

A Cidade do Panamá é a capital e o país, conhecido mundialmente pelos 77 quilómetros de Canal que unem os oceanos Pacífico e Atlântico.

Panamá faz fronteira com Costa Rica e Colômbia. Este último faz fronteira com a Venezuela, onde reside uma numerosa comunidade de portugueses e luso-descendentes.

Segundo dados da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, a Secção Consular da Embaixada de Portugal no Panamá possui cerca de quatro mil e 500 cidadãos portugueses inscritos.

As Jornadas Mundiais da Juventude são um encontro de jovens de todo o mundo com o Papa, num ambiente festivo, religioso e cultural.

PUB

PUB

PUB

To Top