PUB

Mundo

Moçambique já fez pedido diplomático para extraditar Manuel Chang

Moçambique enviou, segunda-feira, 4, um pedido diplomático para requerer a extradição do ex-ministro das Finanças, Manuel Chang, acusado pelos Estados Unidos da América (EUA) de envolvimento num esquema de dívidas ocultas.

Em declarações à Lusa, no final de uma audiência em que Chang está a ser ouvido, Zacarias Cossa, adido de Defesa da Embaixada de Moçambique na África do Sul, disse esperar que o pedido de extradição de Maputo seja tratado ao mesmo nível que o requerimento semelhante feito pelos EUA.

Zacarias Cossa precisou à Lusa que “Moçambique entregou o seu pedido de extradição, por via diplomática, na Embaixada da África do Sul, em Maputo”.

Os EUA acusam Manuel Chang de “conspiração para fraude electrónica, conspiração para fraude com valores mobiliários e lavagem de dinheiro”.

Chang foi detido no Aeroporto Internacional “O. R. Tambo”, em Joanesburgo, com base num mandado de captura internacional, emitido pelos Estados Unidos, em 27 Dezembro.

Manuel Chang foi ministro das Finanças de Moçambique durante a governação de Armando Guebuza, entre 2005 e 2010.

Foi no mandato ministerial de Manuel Chang que o Executivo moçambicano da altura avalizou dívidas secretamente contraídas, a favor de três empresas públicas ligadas à segurança marítima e pescas, entre 2013 e 2014.

PUB

PUB

PUB

To Top