PUB

Cultura

Projecto CONCHA chega a São Vicente

O projecto CONCHA chega a ilha de São Vicente esta sexta-feira (8). Trata-se de uma iniciativa da Cátedra da UNESCO, o Património Cultural dos Oceanos, cuja apresentação acontece na Escola do Mar, em Mindelo.

No âmbito da terceira missão deste projecto, em Cabo Verde, uma equipa do Instituto do Património Cultural (IPC), liderada pelo seu presidente, Hamilton Jair Fernandes e Equipa do CHAM – Centro de Humanidades da FCSH da Universidade Nova de Lisboa, liderada pelo seu Director, o professor Catedrático, João Paulo Oliveira e Costa, desloca-se à ilha de São Vicente para uma missão de dois dias.

A missão  marca a expansão do projecto CONCHA para outras ilhas de Cabo Verde. Para o efeito, o Instituto em parceria com o CHAM, realiza em Mindelo, um conjunto de acções, que culminam no evento de apresentação da Cátedra da UNESCO, do Projeto e assinatura de um convénio entre as duas instituições, na Universidade de Cabo Verde, campus do Mar.

Financiado pela União Europeia, CONCHA é um projecto da Cátedra da UNESCO, o Património Cultural dos Oceanos, que visa essencialmente desenvolver conhecimentos históricos e patrimoniais no domínio da investigação, salvaguarda e valorização do legado cultural nacional.

Apesar de pertencer à cátedra dos oceanos, CONCHA projecta a valorização de várias áreas. Partindo da arqueologia subaquática, o projecto faz mapeamento e interpretação dos sítios arqueológicos e potencia-os para o turismo, valorização e enriquecimento do espólio dos museus, cruzando informações históricas da terra e do mar, património material e imaterial.

Cabo Verde acolhe desde Janeiro a terceira missão do projecto, com prospecções subaquáticas no ancoradouro da cidade velha, naufrágio de São Francisco, arqueologia terrestre na igreja de Nossa Senhora do Rosário e Rua Banana na Cidade Velha, bem como o trabalho nos museus.

PUB

PUB

PUB

To Top