PUB

Política

Chefes de Estado de Cabo Verde e de Portugal reúnem-se este domingo em Lisboa

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, reúne-se este domingo com o seu homólogo português, Marcelo Ribeiro de Sousa, em Portugal, e vai encontrar-se ainda com a comunidade cabo-verdiana no Seixal, onde visitará o bairro de Jamaica.

No quadro da sua deslocação de domingo a terça-feira, 19, a Portugal na qualidade do presidente em exercício da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), Jorge Calos Fonseca vai ter uma reunião de trabalho num jantar no Palácio de Belém, com o chefe de Estado português.

Os dois presidentes vão inteirar-se das relações entre os dois Estados neste encontro que irá contar, também, com a presença do embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro.

O chefe de Estado visita, também neste domingo, a região de Setúbal como convidado da Associação Cabo-verdiana de Seixal e da Câmara Municipal do Seixal e tem agendado contacto informal e diálogo com a comunidade cabo-verdiana nesta região próxima de Lisboa.

Fonseca assegura que a sua visita ao bairro da Jamaica “não tem a ver directamente com os últimos acontecimentos” vividos neste bairro social, alegando que o convite foi formulado “há muito tempo, bem antes deste acontecimento mediático do bairro da Jamaica”.

Inclusivamente, reforçou, a Associação Cabo-verdiana de Seixal tinha reclamado uma visita a esta “comunidade relevante”, mas que vai, sobretudo, para ter um diálogo com responsáveis do município e ser recebido pelos dirigentes associativos cabo-verdianos.

Promete dialogar com os cabo-verdianos sobre a situação em Portugal e inteirar-se “com toda a tranquilidade e sinceridade” sobre os aspectos que potencializaram este fenómeno, isto é, problemas de alojamento, integração, de habitação e levar informações sobre Cabo Verde.

A população do bairro social de Jamaica, na região de Seixal, composta na sua grande maioria por emigrantes africanos, esteve nos últimos tempos envolvida num mediático incidente com as autoridades judiciais, o que levou o presidente português a efectuar uma visita, surpresa ao bairro.

Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top