PUB

Sociedade

Cabo Verde realiza operação de fiscalização sub-regional das pescas em parceria com Mauritânia e Senegal

A Guarda Costeira de Cabo Verde realizou, entre 31 de Janeiro e 4 de Fevereiro, uma operação conjunta de fiscalização sub-regional das pescas, denominada “Operação Alexandre Baptista”. Esta operação reuniu Mauritânia e Senegal, além de Cabo Verde.

Esta acção conjunta foi levada a cabo no âmbito da implementação do programa Melhoria da Governação das Pescas na África Ocidental (PESCAO), que é financiado pela União Europeia, a Comissão Sub-Regional de Pescas.

Cada um dos Estados-membro participantes, disponibilizou um navio de patrulha de alto mar.A Coordenação da operação, implementada na Direcção de Protecção e Fiscalização das Pescas do Senegal, foi animada pelos responsáveis das operação das estruturas de SCS.

Cabo Verde e Senegal promoveram trocas de experiências entre os seus inspectores de pesca em matéria da inspecção e controlo de navios de pesca.

No âmbito da assistência técnica prestada à CSRP pela Agência Europeia de Controlo das Pescas (AECP),  um especialista de SCS de AECP participou como animador e coordenação da operação através da disponibilização de imagens de satélite que, correlacionadas com os dados VMS dos Estados-membro, permitiram  assim uma melhor orientação  dos navios de patrulha do alto mar.

Além disso, a fim de capacitar melhor os inspectores de pesca dos Estados-membro da CSRP, um especialista da AECP  embarcou a bordo do navio de patrulha de Cabo Verde.

A operação “Alexandre Baptista” permitiu a inspecção de 31 navios de pesca entre as quais sete foram presos por várias infracções. Os registos dos mesmos, estão em curso da instrução pelas estruturas nacionais competentes dos Estados-membro em causa

PUB

PUB

PUB

To Top