PUB

Cultura

Nova edição de Os Dois Irmãos, de Germano Almeida chega esta semana às livrarias com nova capa

Nova edição de Os Dois Irmãos, de Germano Almeida chega esta semana às livrarias.

“A história que serve de suporte a esta estória aconteceu lá pelos anos de 1976, algures na ilha de Santiago. Como agente do Ministério Público fui responsável pela acusação de “André” pelo crime de fratricídio. Só muitos anos depois percebi que “André” nunca mais me tinha deixado em paz. Devo-lhe por isso este livro no qual a realidade se confunde com a ficção.” Diz o autor, o escritor cabo-verdiano com mais obras traduzidas e livros vendidos.

E destas palavras do próprio autor surgiu um belíssimo texto sobre a lei, as convenções sociais, a tradição e os sentimentos pessoais mais íntimos, que dão corpo ao livro, agora, reeditado, com nova capa.

Além do livro, a história deu direito a um filme. Os Dois Irmãos, baseado no livro do Germano Almeida, a segunda produção de Francisco Manso baseada nas obras do escritor cabo-verdiano, estreou em Janeiro, em várias salas de cinema.

Germano Almeida nasceu na ilha da Boa Vista em 1945. Licenciou-se em Direito na Universidade Clássica de Lisboa. Vive em São Vicente onde, desde 1979, exerce a profissão de advogado.

Publica as primeiras estórias na revista Ponto & Vírgula, assinadas com o pseudónimo de Romualdo Cruz.

Estas estórias foram publicadas em 1994 com o título A Ilha Fantástica, que, juntamente com A Família Trago, 1998, recriam os anos de infância e o ambiente social e familiar na ilha da Boa Vista. Mas o primeiro romance publicado por Germano Almeida foi O Testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo, em 1989, que marca a rutura com os tradicionais temas cabo-verdianos. O Meu Poeta, 1990, Estórias de Dentro de Casa, 1996, A Morte do Meu Poeta, 1998, As Memórias de um Espírito, 2001, e O Mar na Lajinha, 2004 formam o que se pode considerar o ciclo mindelense da obra do autor.

O Dia das Calças Roladas, 1992, e Os Dois Irmãos, 1995, têm por base histórias realmente acontecidas, no ambiente rural de Santo Antão e São Tiago.

Estórias Contadas, 1998, Dona Pura e os Camaradas de Abril, 1999, o mais pícaro dos seus romances, Viagem pela História das Ilhas, 2003, Eva, 2006, A Morte do Ouvidor, 2010, Do Monte Cara Vê-se o Mundo, 2014, Regresso ao Paraíso, 2015, e O Fiel Defunto 2018 completam a obra publicada por Germano Almeida até ao momento.

Tem obras publicadas no Brasil, França, Espanha, Itália, Alemanha, Suécia, Holanda, Noruega e Dinamarca, Cuba, Estados Unidos, Bulgária, Suíça.

PUB

PUB

PUB

To Top