PUB

Destaques

Destaques da edição 599 do Jornal A NAÇÃO

HÁ OITO MESES SEM SUBSTITUTOS

Tribunal Constitucional sem juízes para apreciar SOFA

O Tribunal Constitucional, que está há oito meses sem juízes-substitutos, precisa que a normalidade seja reposta, com maior brevidade possível, para evitar situações de bloqueio por causa de eventuais situações de impedimento de alguns juízes efectivos. O SOFA (“Status Of Forces Agreement” é um dos processos à espera da resolução desse problema, tendo em conta o impedimento do juiz Pina Delgado.

 

NOVO PROVEDOR DA JUSTIÇA

Daniel Santos e José Carlos Delgado na agenda do MpD

Daniel Santos e José Carlos Delgado são os nomes que estão sobre a mesa. O nome do antigo presidente do Tribunal de Contas foi proposto pelo secretário-geral do MpD, Miguel Monteiro, e o do professor universitário, que também é fundador do MpD e antigo jornalista, foi escolhido pelo deputado Emanuel Barbosa.

 

POLÉMICA

Kiki Lima e Ímpar em guerra aberta 

QUEM ROUBOU QUEM?  

O artista plástico Kiki Lima acusa a ÍMPAR Seguros de ter alterado, sem a sua autorização, o Logotipo da Empresa por ele criado há anos. O gestor da Companhia, Luís Vasconcelos Lopes, reconhece as alterações, mas garante que Kiki Lima é apenas o “produtor da obra”, pelo que não pode assacar qualquer responsabilidade civil ou criminal pela sua alegada usurpação. A disputa ameaça, já, recurso aos tribunais.

 

TAÇA SÃO VICENTE

Mindelense segue para as meias-finais

O Mindelense é a única equipa do Primeiro Escalão de Futebol em São Vicente que segue para as meias-finais da Taça. Na segunda eliminatória da Prova, disputada no passado fim de semana, os “Encarnados” derrubaram o Ponta de Pom, por 1-0. Nos outros jogos desta fase, o Derby e o Salamansa tombaram ante o Calhau e o Amarante, respectivamente.

 

SANTA CATARINA

Chefias da Polícia Nacional em rota de colisão

No Comando Regional da Polícia Nacional em Santa Catarina (da ilha de Santiago) vive-se um clima de tensão entre o comandante Regional, o sub-intendente Estêvão Tavares, e o comandante da Esquadra, o sub-intendente Afonso Tavares. Os dois, ao que consta, não se podem ver nem de azul. Há ainda uma agressão entre agentes que se quer abafar.

 

CIBER-SEGURANÇA

Cabo Verde pode ser alvo de fraude bancária, roubo de identidade e violação de dados

Bruno Castro, fundador da VisionWare, uma empresa de tecnologia especializada em ciber-segurança, alerta que pela “juventude” do seu mercado digital, Cabo Verde pode vir a ser alvo de fraude bancária, roubo de identidade, violação de dados e até cyber-bulling.

Apesar da confidencialidade a que uma empresa destas está sujeita, em entrevista ao A NAÇÃO, esse especialista fala dos projectos em curso no País e dos desafios que o arquipélago enfrenta na era digital.

 

CONTESTADA EM VÁRIOS QUADRANTES

Reestruturação e Código de Ética deixa jornalistas da RTC indignados

A aprovação do Plano de Reestruturação da Rádio e Televisão Cabo-Verdianas (RTC) é uma nova polémica que veio se juntar ao Código de Ética e Conduta que já entrou em vigor. A AJOC alega que tudo foi feito nas costas dos jornalistas e admite enviar denúncias a todas as instituições que têm como objectivo a defesa de liberdade de imprensa.

-Esta Edição nº 599 – que já está nas bancas -, contém, também, o habitual Caderno ETC., assim como, as  Opiniões de Arsénio Fermino de Pina e  de Armindo Freitas; a par da Coluna de Marciano Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top