PUB

Santiago

JPAI promove debate sobre violência no namoro

A Juventude do PAICV realiza, esta sexta-feira (22), um debate subordinado ao tema “Violência no namoro – Uma questão actual e pertinente?”. O debate, que acontece na Escola Secundária Regina Silva, em Achadinha (Praia), terá como oradores o sociólogo, Paulino Moniz, a estudante, Tiana  Silva e Florenço Varela Doutor em Educação.

Para Yury Pereira, Secretário Nacional para Formação e Intervenção Politica, ‘’hoje, a sociedade é diferente, os jovens estão a envolver-se em relações íntimas mais cedo, e a mentalidade social já ultrapassou certos tabus. Mas, ainda assim, muitos de nós jovens, não temos a consciência de que se está a correr riscos e nem conhecemos formas de prevenir tais casos, uma vez que os impactos de actos de violência no namoro, sobretudo entre os adolescentes, têm a nível psicológico e não só, são imensuráveis, tendo em conta que estão ainda na fase de construção da sua personalidade.’’

Enquanto organização, a JPAI  entende que a sociedade tem um papel fundamental, enquanto auxiliadora da família, na educação. A seu ver, a sociedade deve ser acordada para não normalizar casos de violência, deve educar-se para a prevenção, e exigir que as instituições cumpram as suas funções na cadeia social, prevenindo, inclusive, mortes.

“A actual realidade digital, onde a juventude se encontra mais vulnerável a actos de violência o que a curto tempo, certamente, levará ao surgimento, no nosso ordenamento jurídico-legal, de novos tipos penais de crimes, para tutelar novos bens jurídicos que surgiram. Pois, hoje, o conceito de violência, mesmo entre namorados, casais ou outras formas de convivência entre pessoas, é, certamente, diferente da de outrora, em termos conceitual”, conclui.

PUB

PUB

PUB

To Top