PUB

Sociedade

Em Cabo Verde desde 2016: Shalom é uma comunidade que busca o desenvolvimento espiritual e social dos jovens

Shalom, um grupo de missionários católicos brasileiros, está “de missão” em Cabo Verde desde 2016 a convite do Bispo da Diocese de Santiago, o Cardeal Dom Arlindo Furtado.

Apesar de ser uma Comunidade Católica, os Shalom (que em hebraico significa Paz) diferenciam-se dos “católicos normais” pelo “carisma” e a forma “própria” de evangelizar e estar “em comunhão com Deus”. Situada na zona do Palmarejo, Cidade da Praia, a Shalom tem realizado actividades de cariz social e religioso.

De acordo com o responsável da missão em Cabo Verde, Diego Oliveira, entre os objectivos da Comunidade, que é “evangelizar os jovens mais afastados de Deus”, tem apostado em eventos de cariz religioso, sem esquecer o lado social. “Não temos muitas acções sociais mas acreditamos que a transformação que causamos nas pessoas com a nossa envangelização, alcança várias dimensões do ser humano em si”.

Assim, além da “Noite de Louvor” que realiza todas as quintas-feiras, na Igreja São Paulo Apóstolo (Palmarejo), com momentos de oração e formação, “passamos em zonas como Fonton, visitamos as famílias e crianças, levamos alimentos e trabalhamos próximo a Fazenda Esperança que trabalha muito nesta área”.

Eventos para 2019

Diego Oliveira diz que o grupo tem o ano de 2019 “recheado” de actividades que considera possível realizar dentro das suas possibilidades financeiras e estruturais. “Temos desejo de realizar grandes eventos mas por vezes falta-nos patrocínios. No entanto, Deus tem sempre providenciando condições dentro das nossas possibilidades, para eventos não menos importante”, explica.

Em Março, a Comunidade tem programado o “Renascer”, uma forma de “celebrar o Carnaval em comunhão com Deus”. Neste sentido, durante os dias 3, 4 e 5, estará no Liceu Domingos Ramos, no Plateau, para receber de forma gratuita todos aqueles que quiserem “brincar o Carnaval sem deixar Deus de lado”.

“A grande novidade é que podem levar as suas crianças que irão participar no ‘Renascer Kids’,  um espaço com atividades dedicadas para elas”, acrescenta.

Lá pelo meio do ano, a Shalom tem em Agenda a II Edição do “ACAMPS” (acampamento de jovens), com momentos de convívio, diversões e orações entre outras actividades. Depois vem o “Seminário de Vidas”, entre outras actividades realizadas anualmente.

30 anos da “Juventude para Jesus”

Do programa previsto, Diego Oliveira diz que tem uma expectativa muito grande em relação ao Congresso Internacional, a realizar este ano, em comemoração aos 30 anos do Projecto “Juventude para Jesus”.

O evento está marcado para Outubro, em Fortaleza (Nordeste do Brasil), e a Shalom pretende levar uma “boa representação” de Cabo Verde, assim como aconteceu na Jornada Mundial da Juventude, em que levaram 12 jovens ao Panamá, para participarem “no grande “Encontro” com o Papa Francisco.

“O Congresso Internacional será uma experiência muito boa, assim como foi a Jornada Mundial da Juventude. Os jovens que participaram gostaram imenso e sentiram-se inspirados com a mensagem do Papa Francisco: ‘Eis-me aqui, ao serviço de Deus’. Estes incentivos foram gratificantes e espero que assim também venha a ser a comemoração dos 30 anos do projeto Juventude para Jesus”, garante.

Adesão dos cabo-verdianos

Diego Oliveira diz que a experiência em Cabo Verde “tem sido muito satisfatória”, dado que se sentem bem acolhidos. “Fomos aceites em todas as esferas. Desde que chegámos a Cabo Verde, a convite de Dom Arlindo Furtado, temos tido uma boa aceitação e várias pessoas participam das nossas actividades. Os cabo-verdianos são acolhedores e têm um coração largo”, conta o responsável.

Suila Cindira é uma das cabo-verdianas que hoje se sente “integrada” na Comunidade Shalom, participando em todas as actividades possíveis.

“Antes eu frequentava a Igreja Católica porque sentia quase que obrigada pela minha mãe. Desde que conheci a Shalom, passei a frequentar todas as suas actividades e hoje sou católica de espírito e alma, e faço parte desta comunidade que através do seu carisma e das suas orações fizeram-me sentir a presença de Deus na Minha Vida”, conta a jovem, que diz vivenciar de experiências nacionais e internacionais dessa Comunidade.

A Comunidade Católica Shalom foi fundada a 9 de Julho de 1982, pelo brasileiro Moysés Louro de Azevedo Filho, que colocou a sua vida e juventude à disposição de Deus e da Igreja Católica na evangelização dos jovens, durante a visita do Papa João Paulo II ao Brasil.

O jovem prometeu  ao Pontífice que levaria “Jesus Cristo e Sua Igreja” a todos àqueles que deles estivessem distantes.

Hoje, a Comunidade Shalom tem centenas de grupos de oração em missões espalhadas por quase todo o mundo.

 

( Publicado no A NAÇÃO  nº 598, de 14 a 20 de Fevereiro de 2019 )

RM

PUB

PUB

PUB

To Top