PUB

Cultura

CNN vai mostrar Carnaval de São Vicente no seu programa Inside África

Em declarações ao jornal online Mindelinsite, o presidente da Liga Independente dos Grupos Oficiais do Carnaval de São Vicente (Ligoc), Marco Bento, disse que a CNN vai mostrar o Carnaval do Mindelo no programa Inside África, que vai para o ar todas as semanas.

“É algo inédito, pelo que damos as boas-vindas à CNN à cidade do Mindelo, onde terá certamente a oportunidade de encontrar um Carnaval de alto nível, um dos melhores do continente africano”, afirmou.

Marco Bento deu conta que a estação televisiva vai estar durante estes dias no Mindelo para mostrar o ambiente sociocultural que antecede os desfiles de animação e dos grupos oficiais.

O responsável associativo disse que a transmissão do evento pela CNN será uma “promoção internacional sem precedentes”, pelo alcance e credibilidade daquela que é considerada uma das mais emblemáticas cadeias de televisão a nível mundial.

Além da CNN, o Carnaval do Mindelo vai ser transmitido pela Televisão de Cabo Verde (TCV), RTP África, pela estação francesa Trace TV e por várias outras plataformas online.

A animação em São Vicente começou há várias semanas, com os Mandingas, que saem às ruas todos os domingos, e os desfiles de animação começam hoje, com os jardins infantis e escolas, continuando no sábado e domingo com empresas, professores e outros grupos espontâneos.

Para segunda-feira, o destaque vai para o desfile do grupo Samba Tropical, o mais emblemático de Cabo Verde, e que há 31 anos sai à rua nas vésperas do dia de Carnaval.

Nos desfiles oficiais de terça-feira, que atraem milhares de pessoas, vão entrar no sambódromo os grupos Monte Sossego, Flores do Mindelo, Estela do Mar e Cruzeiros do Norte.

O carnaval vai ainda animar todas as ilhas de Cabo Verde, com destaque para São Nicolau e a cidade da Praia, que também atraem multidões às ruas nos dias dos desfiles.

Na Praia, outro dos destaques vai para o grupo Batucasamba, que há sete anos sai no sábado à noite, tal como Vindos do Oriente, bicampeão do em São Vicente, que este ano abdicou do concurso para fazer um “assalto” ao Carnaval, com o objetivo de embelezar a festa na ilha.

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) disponibilizou 3,4 milhões de escudos cabo-verdianos (38,8 mil euros) aos municípios, “como forma de estimular e incentivar os desfiles para a festa do Rei Momo”.

O Governo cabo-verdiano disponibilizou ainda 6,6 milhões de escudos (60 mil euros) para o denominado Carnaval Factory, destinado às festas das ilhas de São Vicente e de Ribeira Brava de São Nicolau, “por serem aquelas onde o Carnaval já conseguiu estabelecer-se”.

O Ministério da Cultura voltou este ano a promover o prémio Kakoy, que visa estimular o Carnaval espontâneo, que em tempos foi considerado o “elemento diferenciador” da festa no Mindelo, sobretudo, pela “capacidade criativa e originalidade das pessoas”.

No dia do Carnaval serão avaliados grupos e pessoas individuais que se destacam pela sua capacidade criativa e originalidade, demonstradas no percurso na Rua de Lisboa.

LUSA

PUB

PUB

PUB

To Top