PUB

Política

Loftleidir Cabo Verde compra 51% da TACV por 1,3 milhões de euros

A Loftleidir Cabo Verde adquiriu os 51 por cento (%) da TACV por 1,3 milhões de euros. A nova acionista maioritária da Cabo Verde Airlines terá, no entanto, de injectar seis milhões de dólares para a capitalização da empresa, conforme um comunicado Unidade de Acompanhamento do Sector Empresarial do Estado (UASE) emitido este domingo.

Segundo a mesma fonte, o valor patrimonial da empresa foi estabelecido no montante de 9,2 milhões de euros. 5.48 milhões de euros representavam os ativos imobiliários.

O valor patrimonial excluindo os imóveis totaliza assim os 3.7 milhões de euros. No âmbito das negociações feitas, foi possível excluir todos os ativos imobiliários desta transação.

O comunicado da UASE diz ainda que o acionista Estado vai continuar o seu desinvestimento na empresa, realizando brevemente a alienação de 10% do seu capital social aos trabalhadores e emigrantes, mantendo-se com 39% das ações da companhia que serão alienadas ainda em 2019 a investidores nacionais e internacionais.

“Para o processo de reestruturação, foi dada especial atenção às dividas de empresa, que já tinham ultrapassado os 100.000.000 de euros. Iniciou-se um trabalho de renegociação com os credores e fornecedores da empresa”, realça.

Segundo a UASE, este trabalho contou com a assessoria de uma firma “reconhecida internacionalmente”, a Brown Rudnick, especializada em processos de reestruturação.

“A estratégia proposta levou à criação de uma empresa, a NEWCO, 100% detida pelo Estado, um veículo para o qual terão de ser transferidas todas as dívidas dos TACV, das quais 50% estavam garantidas pelo Estado. O passivo total a ser assumido atinge valores na ordem dos 105 milhões de euros. De acordo com os cálculos feitos do impacto do HUB na economia e mediante o plano de negócios aprovado, esse investimento será totalmente recuperado em pouco tempo”, realça o comunicado.

Ainda, segundo comunicado, os acordos firmados preveem a possibilidade de voos ponto a ponto Praia/Lisboa, Praia/Boston e São Vicente/Lisboa, “desde que sejam rentáveis”, acrescentando, por outro lado que o Governo e o parceiro estratégico acordaram no sentido de trabalharem para o aumento de oportunidades de emprego e de desenvolvimento de competências na área dos transportes aéreos.

O Governo lembrou, por outro lado, que a TACV, até à sua reestruturação e o seu saneamento financeiro, estava tecnicamente falida e continuava a operar porque o Estado de Cabo Verde cobria os seus deficits financeiros, que chagaram a superar os 30 milhões de euros anuais, um valor que sustentou, era insustentável para a economia nacional.

Jens Bjarnason foi nomeado como novo Chief Executive Officer (CEO) da Cabo Verde Airlines, companhia de bandeira de Cabo Verde.

PUB

PUB

PUB

To Top