O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, já se encontra na ilha de São Nicolau para assistir ao desfile dos dois grupos oficiais do Carnaval da Ribeira Brava.
De acordo com o comunicado a que a Inforpress teve acesso, o governante vai estar também na ilha de São Vicente, este domingo, 03, onde irá participar na festa do Rei Momo na “ilha do Monte Cara”.
De acordo com a mesma nota, no âmbito da estratégia do Governo em incentivar toda a indústria e economia criativa à volta do Carnaval destas duas ilhas, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas disponibilizou cerca de sete mil contos para o “Carnaval Factory”, sendo cinco mil contos para os grupos carnavalescos de São Vicente e 1.600 para os de São Nicolau.
A ideia, é proporcionar assim uma distribuição de renda de forma a estimular os grupos e as várias classes profissionais envolvidas directa ou indirectamente que terão acesso ao incentivo na materialização das suas actividades profissionais.
A ilha de Monte Cara e a recém-criada Liga Independente dos Grupos Oficiais de São Vicente (LIGOC-SV) receberam cinco mil contos enquanto os grupos de Ribeira Brava de São Nicolau nomeadamente Copa Cabana e Estrela Azul, 1.600 contos.
Nos últimos três anos, ajunta ainda o comunicado em apreço, o Governo através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas fez um investimento de 9.000 contos no carnaval dos municípios e 20.400 mil contos no Carnaval Factory, nomeadamente São Nicolau e São Vicente.
Inforpress
