PUB

Cultura

Carnaval São Vicente: Estrelas do Mar,  Monte Sossego e Cruzeiros do Norte almejam o título

As ruas da cidade do Mindelo recebem esta terça-feira (5) o tão aguardado desfile de Carnaval. Ao todo quatro grupos desfilam entre às 15 horas  e 16h30. No ano do seu regresso ao Carnaval o Estrelas do Mar entra na luta pelo título, que também é perseguido pelo Cruzeiros do Norte e Monte Sossego. Já o Flores do Mindelo quer melhorar a sua prestação.

Já na recta final da preparação para o desfile carnavalesco de terça-feira (5), me Mindelo, os grupos asseguraram a normalidade e o bom ritmo dos trabalhos. Este ano novamente quatro grupos estão na corrida desta festa que representa um dos pontos altos do menu cultural da ilha do Monte Cara.

Uma das grandes novidades é o regresso do Estrelas do Mar, que segundo a sua direcção, entra nesta disputa para ganhar, ou seja o objectivo é o título de campeão. Depois da dúvida que pairou sobre a possibilidade de não sair, a tendência agora é de surpreender a tudo e todos na terça-feira. “O objectivo é ser campeão e estamos trabalhar para isso”, diz o vice-presidente do grupo, Papi Tavares.

Com três carros alegóricos, o Estrelas do Mar sai às ruas com o enredo “São Vicente mar e folia” e com um numero a rondar os 1000 figurantes.

Sem a concorrência do Vindos do Oriente o Monte Sossego quer fazer melhor do que no ano passado. Na altura conseguiu vencer nas categorias de Música, mestre-sala, rainha da bateria, porta-bandeira, rei e rainha. Entretanto falhou o título de campeão ao ficar no segundo lugar.

No seu 20º desfile o objectivo é também de ser campeão. Para tal conta com cerca de 1300 foliões, num desfile que engloba três carros alegóricos. O enredo é “O meu carnaval é uma novela”. A música que sustenta o desfile, intitulada de Riola de Cmad” é obra de Constantino Cardoso.

O Cruzeiros do Norte sai às ruas com um enredo bastante actual “CPLP sem fronteiras”. Em termos de foliões o grupo mantém a fasquia nos 800. A meta é ser campeão, mesmo com alguns constrangimentos enfrentados no arranque dos preparativos.

Depois de ter ficado no último lugar nas duas últimas edições da festa do Rei Momo, o Flores do Mindelo, pretende subir ao pódio. No desfile deste ano tem como enredo “Um monte com cara de gente e um monte de gente cara”. Assim pretende ter nas ruas cerca de 800 foliões e três andores.

De fora do desfile oficial de terça-feira e da corrida o Vindos do oriente saiu às ruas no passado sábado (2), naquilo que a direcção apelidou de assalto organizado. No seu desfile o grupo vai apresentou o enredo “Índia”. O Samba Tropical trouxe brilho na noite da passada segunda-feira.

PUB

PUB

PUB

To Top