PUB

Destaques

Destaques da edição 601 do Jornal A NAÇÃO

CRIMINALIDADE 

Números da Polícia nacional podem ser enganadores

Os dados da Polícia Nacional que apontam para uma redução da criminalidade, em 2018, a nível nacional, na ordem de 18,5 por cento (%), comparativamente ao ano anterior, podem ser enganadores. Além disso, é ao Ministério Público que cabe apurar os números da criminalidade.

ANITA  SANTOS

Do magistério ao jornalismo

Anita Santos, 62 anos, é um dos mais antigos profissionais da Comunicação Social cabo-verdiana no activo. Começou como colaboradora do jornal “Terra Nova”, nos finais da década de 1970, quando era professora primária. Aos 54 anos, ingressou na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) para licenciar-se em Jornalismo e há três anos que é directora da Rádio Nova.

AMBIENTE

Lixeira Inter-Municipal de Santo Antão vai ser encerrada

A Lixeira Inter-Municipal de Santo Antão vai ser encerrada e dar lugar a um aterro sanitário, cujo financiamento, à volta de 200 mil contos, está a ser mobilizado pelo Governo e municípios daquela ilha. O aterro será localizado no Porto Novo, de acordo com estudos já efectuados.

TACV  – CABO VERDE AIRLINES 

São Vicente/Lisboa à espera…de estudos

A TACV,  agora Cabo Verde Airlines,  corre de novo na pista,  com um novo accionista maioritário,  a islandesa Loftleidir,   Grupo proprietário da Icelandair. Por 143 mil contos, cabe-lhe viabilizar a “nova” companhia aérea cabo-verdiana, ligando este arquipélago ao mundo, a partir do “Hub” do Sal. Adiada, e sem dias de acontecer, continua a ligação de São Vicente a Lisboa (em Portugal).

TRANSPORTES  TERRESTRES

Governo retira licença a viaturas com mais de 12 anos

Os proprietários e condutores dos veículos de táxis, “Hiaces” e carrinhas “Dyna” estão indignados com a decisão do Governo de cancelar as licenças para veículos com mais de 12 anos de uso. Deputados do MpD, PAICV e UCID, alguns com interesse no sector, juntam a sua voz aos proprietários e pedem também prudência às autoridades.

TRÁFICO  DE  DROGAS  

Nigeriano libertado por ordem do Tribunal Constitucional

O cidadão nigeriano Judy Ike Hills, condenado por tráfico de drogas, já se encontra em liberdade desde segunda-feira, 4 de Março, por ordem do Tribunal Constitucional  depois de um “braço de ferro” com o Supremo Tribunal de Justiça. O arguido, que estava preso desde 2015, fica agora a aguardar o desfecho do seu processo, sob Termo de Identidade e Residência (TIR).

CARNAVAL DE  SÃO VICENTE

Conheça os vencedores

Rua de Lisboa virou Sambódromo nas tardes de terça e quarta-feira, 5 e 6.

Cruzeiros do Norte sagrou-se Campeão do Carnaval da ilha de São Vicente. Nos prémios individuais a agremiação da zona de Cruz João d’Évora não deu chances à concorrência, conquistando oito dos nove em disputa. O último título do grupo tinha sido conquistado em 2013.

Confira a lista completa dos vencedores:

(Prémios Individuais)

-Rainha: Cruzeiros do Norte – Djoreina Leite;

-Rei: Cruzeiros do Norte – Arlindo Bandeira;

-Primeira Dama: Monte Sossego – Rilza Soraia;

-Segunda Dama: Cruzeiros do Norte – Glória Cabral;

-Mestre-Sala: Cruzeiros do Norte – Valdir César Gomes;

-Porta-Bandeira: Cruzeiros do Norte – Orlandina Gomes;

-Rainha de Bateria: Cruzeiros do Norte – Andreia Gomes;

-Melhor Música: Cruzeiros do Norte – “Sabura sem Fronteras” – Jotacê e Anísio Rodrigues; e

-Carro Alegórico: Cruzeiros do Norte – Com “Fazenda de África”.

Grupos ganhadores:

-Primeiro Lugar: Cruzeiros do Norte;

 -Segundo Lugar: Monte Sossego;

Terceiro Lugar: Estrelas do Mar; e

 -Quarto Lugar: Flores do Mindelo.

A Colectividade dos Professores e a Escola de Samba  Tropical receberam Troféus de Reconhecimento pelos seus desfiles, no sábado, 2, e segunda-feira, 4,  respectivamente.

-Esta Edição nº 601 – que já está nas bancas! -, traz, também, o habitual Caderno ETC., assim como as Opiniões de Arsénio Fermino de Pina, Lucas Monteiro e de Redy Wilson Lima; e a Coluna de Marciano Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top