PUB

Cultura

Atlanticulture internacionaliza-se com entrada em Cabo Verde e recebe distinção da Confederação comercial da CPLP

A Atlanticulture, uma instituição liderada por Sérgio Nóbrega e José Paulo do Carmo, assumida como incubadora cultural e criativa, sediada em Machico, está em processo de internacionalização e já tem um ponto de partida, Cabo Verde, com a implementação de um centro na cidade da Praia, destinado a promover eventos culturais e receber artistas internacionais. Seguem-se Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Os responsáveis desta unidade de produção de conhecimento na área das artes, com atividade exercida já algum tempo em Machico e com projetos de futuro na Região, como a unidade hoteleira que será construída no Fórum Machico, com 130 quartos e uma vertente cultural muito vincada, receberam em Portugal o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, Abraão Vicente, na sequência de uma primeira reunião ocorrida em outubro de 2018.,

“A Atlanticulture Center quer fazer uma rede de centros culturais da mesma dimensão e com a mesma dinâmica que foi inaugurada na Madeira. O grupo quer expandir-se em toda a CPLP, o objetivo é criarmos uma rede que faça programações culturais a nível destes países. Por exemplo, na Madeira abriu-se a exposição de DDiArte que é uma das duplas mais conhecidas no mundo da fotografia digital. Queremos trazer esta dinâmica e esses artistas para Cabo Verde, algo que só iremos conseguir de facto com a mobilização de fundos europeus”, anunciou Abraão Vicente, segundo uma nota divulgada na Página Oficial do Governo de Cabo Verde.

“A Atlanticulture tem como principal campo de acção a criatividade e a cultura contemporânea, desde uma perspetiva inclusiva e multidisciplinar. Comprometidos com a cultura como ferramenta para reformular a sociedade contemporânea, gerar mudanças efectivas e impactos positivos, a Atlanticulture está constantemente à procura de respostas aos desafios modernos, tanto sociais, humanos e materiais, combinando criatividade, economia, indústria, comunicação, pesquisa e inovação”, adianta a mesma nota.

O ‘Atlanticulture Center’, promovido pela Atlanticulture, tem como missão a promoção e desenvolvimento das Artes, Cultura e Criatividade da Madeira e assume-se como Incubadora Cultural e Criativa do Atlântico. O projeto recebeu a mais alta menção honrosa da Confederação Empresarial da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). Estatuto de Alto-Patrocínio atribuído à Atlanticulture pelo projecto que tem promovido a Cultura Atlântica e os agentes económicos especialistas das mais diversas áreas de atuação de todas as principais cidades dos países da CPLP.

Para a organização “tem sido um privilégio testemunhar a força e importância de um projeto que materializa a razão da existência de entidades como a nossa – mostrar, unir, potenciar e fazer “negócios”. Queremos e vamos continuar a participar neste projecto, apoiando no que estiver ao nosso alcance”. Para o Secretario Geral da CE_CPLP, enquanto entidade empresarial representativa da Confederação Empresarial da CPLP, “a Atlanticulture é uma iniciativa única, louvável e um exemplo a seguir. É indubitavelmente uma das iniciativas de referência em termos culturais e de união das Indústrias Criativas para toda a comunidade lusófona e é um orgulho poder fazer parte de algo tão importante social e economicamente”.

Com esta distinção,  a organização “reforça assim as responsabilidades e competências na execução e viabilização do projecto apresentado ao Governo Regional da Madeira através das Sociedades de Desenvolvimento para a implementação do Atlanticulture Hotel – Hotel Cultural com 130 quartos que pretende estar concluído no próximo ano”.

Fonte: Funchal Notícias

PUB

PUB

PUB

To Top