PUB

Mundo

“Brexit”: Angela Merkel promete “lutar até ao fim” por uma saída ordenada

A chanceler alemã, Angela Merkel, pretende “lutar até ao fim” para garantir um Acordo de Saída ordenada do Reino Unido da União Europeia (UE), apesar do impasse à volta do “Brexit”.

Angela Merkel revela que ainda não é capaz de dizer qual será a sua posição, na quinta-feira, 21, quando decorrer a Cimeira de líderes europeus, para discutir o impasse sobre o “Brexit”, mas prometeu que tudo fará para encontrar uma solução.

“Vou lutar até ao fim, antes do dia 29 de Março, para que haja uma saída ordenada”, disse a chanceler alemã, durante uma conferência, em Berlim.

Merkel deu ainda a garantia de que a União Europeia irá “reagir de forma adequada e em conjunto”.

O Tratado de retirada do Reino Unido da UE foi chumbado por duas vezes, no Parlamento britânico e a primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou a sua intenção de voltar a submetê-lo à votação.

Contudo, o presidente da Câmara dos Comuns, John Bercow, com base numa Convenção Parlamentar com origens no século XVII, disse que o Governo não poderia reapresentar para votação o texto inalterado durante uma mesma sessão parlamentar.

Esta decisão aumenta ainda mais a incerteza sobre o desenlace do processo de “Brexit”, que os líderes europeus discutirão nesta quinta-feira.

Um alto responsável da Comissão Europeia disse, esta semana, que, teoricamente, Londres poderá pedir o adiamento da saída até ao último minuto do prazo do “Brexit”, marcado para as 22 horas (de Cabo Verde) de 29 de Março.

PUB

PUB

PUB

To Top