PUB

Política

Comandante das Forças Navais dos Estados Unidos para África em Cabo Verde

O Almirante James G. Foggo III, Comandante da Força Aliada Conjunta do Comando de Nápoles, da Força Naval dos Estados Unidos na Europa e em África está de visita à cidade da Praia, Cabo Verde nos dias 19 e 20.

Segundo uma nota chegada à nossa redacção, o Almirante Foggo irá reunir-se com o Chefe de Estado Maior das Forças Armadas, Major General Emanuel Anildo da Graça Morais, o Diretor Nacional da Defesa, Paulo Lopes e o Conselheiro de Segurança Nacional, Carlos Reis para discutirem a cooperação e a segurança regional bem como o reforço da segurança marítima africana.

Sob o comando do Almirante Foggo, as forças navais Estados Unidos-Europa-África (NAVEUR-NAVAF) e a 6ª Frota dos Estados Unidos conduzem operações com a marinha africana e com a guarda costeira, visando a aplicação da lei contra o tráfico e exploração ilegal de recursos.

A NAVAF lidera três exercícios marítimos promovidos pelo Comando Africano dos Estados Unidos para a África (AFRICOM): Cutlass Express, na costa sudoeste da África, Obangame Express, na costa oeste e Phoenix Express, na costa norte.

Essas operações e exercícios regionais permitem reforçar a segurança marítima e a estabilidade econômica, através do fortalecimento da capacidade do país parceiro no combate ao tráfico ilícito, à pirataria e na proteção à pesca.

O Almirante Foggo visita esta região para participar no Obangame Express 2019 (OE19).

A finalidade deste exercício militar é a de melhorar a cooperação regional, a consciência do domínio marítimo e a partilha de informações práticas, a fim de aumentar a capacidade coletiva de Nações do Golfo da Guiné e do Oeste Africano no combate à pirataria, ao tráfico ilícito de pessoas e outras ameaças marítimas.

Os Estados Unidos e Cabo Verde são duas das 33 nações que participam no OE19, bem como a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Após sua visita à Praia, o Almirante Foggo viajará para Lagos, na Nigéria, para visitar o país-sede para OE19. Em Lagos, o Almirante Foggo irá participar no seminário de exercícios para a liderança sénior, bem como na cerimónia de encerramento do exercício regional.

PUB

PUB

PUB

To Top