PUB

Cultura

Bitori Nha Bibinha na Gala do Dia Mundial do Direito do Autor

A Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM) vai assinalar a 14 de Abril, o Dia Mundial do Direito do Autor, que é comemorado mundialmente no dia 23 de Abril, com a segunda edição da Gala “Noite de Autores SCM”, na Praça Luís de Camões, no Plateau.

Bitori Nha Bibinha é o segundo  nome a ser avançado para essa Gala, depois de Neusa de Pina.

Considerado uma autêntica lenda viva do Funaná, Bitori é um octogenário que aos 60 anos de idade gravou o seu primeiro álbum discográfico “Bitori Nha Bibinha & Chando Graciosa”, posteriormente reeditado pela Analog Africa.

Exímio executante da gaita e acordeão, seus instrumentos de eleição, Bitori Nha Bibinha tem-se destacado, igualmente como compositor. “Cabalo” e “Carrera Burro” são algumas das suas composições que conquistaram o panorama musical cabo-verdiano, e que foram gravados pela banda “Ferro Gaita” no álbum “Bandera Liberdade”.

Nascido há 81 anos na localidade de Milho Branco, actualmente concelho de São Domingos, Vitório Tavares, de seu nome próprio afigura-se como um autêntico formador da nova geração de funaná, já pisou vários palcos, tendo despertado a atenção dos especialistas da música no Atlantic Music Expo’2015.

Esteve nas roças de São Tomé e Príncipe, onde nunca deixou de divulgar o funaná e de regresso a Cabo Verde integrou as bancas míticas como Bulimundo e Finasom.

 

PUB

PUB

PUB

To Top