PUB

Desporto

Nacional de futebol: Mindelense e Académica da Praia novamente em rota de colisão

As equipas do Mindelense e da Académica do Porto Novo voltam a encontrar-se para o Nacional de futebol, neste fim-de-semana, isto depois de terem disputado a final da prova no ano passado. O jogo assume capital importância para ambas formações que, na jornada inaugural não foram além de empates nos respectivos jogos.

No grupo B, Académico 83 e o estreante Santo Crucifixo procuram dar seguimento as vitórias alcançadas na primeira jornada. No grupo C, o também estreante Oásis tem um teste a liderança isolada na recepção ao Celtic.

O Mindelense e a Académica da Praia foram finalistas do Campeonato Nacional na época 2017/18, edição essa que veio a ser ganha pela equipa da capital, ao vencer os encarnados por 2-0. Nessa mesma edição estas duas formações tinham calhado no mesmo grupo, onde tinham também a companhia da Académica do Porto Novo e o Sal-Rei.

Parte da história da época passada volta a repetir-se com o Mindelense a reencontrar a Académica da Praia. Na altura, nos duelos da fase de grupos, nem o Mindelense e nem a Académica conseguiram vencer. O resultado sempre foi empate, sendo que o tira-teimas só chegou no decisivo jogo da final.

Para a segunda jornada do Nacional desta época, que volta a pôr frente-a-frente “encarnados” e “estudantes”, o jogo acontece na cidade do Mindelo, no municipal Adérito Sena. Mindelense e Académica da Praia vêm de empates na jornada anterior pelo que a vitória é um imperativo para qualquer um dos lados.

Na primeira jornada o Mindelense foi à cidade do Porto Novo empatar a zero com a Académica local, enquanto que a Académica da Praia consentiu um empate em casa, frente a Académica do Fogo.

Nesta mesma jornada a Académica do Fogo recebe a sua homónima do Porto Novo, num duelo onde também ninguém quer perder, sob pena de perder o “comboio” da qualificação. Importa ressalvar que a qualificação directa para a segunda fase é reservada apenas ao primeiro classificado de cada grupo. Num último recurso essa possibilidade está reservada ao melhor segundo classificado.

À entrada para a segunda jornada do Nacional, as equipas do Mindelense, Académica do Porto Novo, Académica da Praia e Académica do Fogo têm um ponto cada.

Académico 83 e Santo Crucifixo lideram grupo B

No grupo B, o estreante Santo Crucifixo e o Académico 83 arrancaram com o pé direito a participação no Nacional. Ambas formações conseguiram triunfar, sendo o Santo Crucifixo na recepção a Ultramarina (1-0) e o Académico 83 diante Sporting da Brava (2-0). O factor casa foi bastante decisivo em ambas partidas.

Com isso as equipas do Académico 83 e Santo Crucifixo lideram o grupo B, ambos com três pontos. As equipa do Sporting da Brava e Ultramarina mantém-se nos dois últimos lugares do grupo, sem qualquer ponto.

Na próxima jornada o Santo Crucifixo viaja até a ilha da Brava, onde vai medir forças com o Sporting local. Por seu turno, o Académico 83 joga na ilha de São Nicolau com a Ultramarina.

Oásis vence fora-de-portas

De todas as três equipas que conseguiram triunfar na jornada inaugural, a equipa do Oásis foi a única que conseguiu a proeza fora do seu reduto. A equipa da ilha do Sal foi a Boa Vista vencer o Onze Estrelas. Um único golo, apontado pelo avançado, Tatus, aos 19 minutos serviu as pretensões da equipa salense. O resultado coloca a equipa da ilha do Sal na liderança do grupo C, com três pontos. A equipa do Onze Estrelas está na última posição, sem qualquer ponto.

No outro jogo deste grupo, o Celtic, tido como um dos favoritos da prova, não conseguiu superiorizar-se ao Varandinha, em jogo disputado no Estádio da Várzea. Importa destacar que o Varandinha jogou boa parte da segunda metade da partida, reduzida a 10 unidades. Com este empate, o Celtic e o Varandinha mantém-se no segundo e terceiro lugares, ambos com um ponto.

Na próxima jornada a formação do varandinha recebe o Onze Estrelas e o Celtic viaja até a ilha do Sal, onde mede forças com o Oásis.

 

PUB

PUB

PUB

To Top