PUB

Talento

Hélio Fortes – “Ferr”

“Ferr” é a alcunha de Hélio Fortes, futebolista sanvicentino de 28 anos, que, na época agora finda, representou o Falcões do Norte.

Deu os primeiros passos no futebol federado com 12 anos, ao serviço da Escolinha de Futebol da Câmara Municipal de São Vicente. Na altura, o técnico da equipa era Almerindo Jesus, “Almara”. Seguiu, posteriormente, para o Escalão de Iniciados, onde foi orientado pelo técnico Armandim.

“Pelo meio tive uma passagem pelo Derby, onde me sagrei campeão de júniores, em 2007”, recorda em conversa como  A NAÇÃO.

Quando subiu ao escalão sénior, em 2009, “Ferr” optou pelo Amarante, onde teve, novamente, Almara, como treinador, mas também Baessa e Miki. Durante esta sua carreira pelos séniores, o jovem médio-centro passou ainda pelas equipas do Ponta d’Pom e Castilho, até o seu regresso  ao Amarante, já em 2015.

De entre o lote de treinadores com o qual teve o privilégio de trabalhar, “Ferr” destaca Armandim e Almara. “Estes dois tornaram-me no jogador e homem que sou hoje. Portanto, devo muito da minha carreira a eles”, remarca.

“O melhor jogo que fiz foi contra a minha “equipa do coração”: o Amarante , ao serviço do Castilho (em 2014/15). Marcou-me porque além de ter sido contra uma equipa que me é especial, coincidiu com o meu primeiro golo no escalão sénior”, justifica “Ferr”.

Entretanto, a carreira de “Ferr” não foi de todo “um mar de rosas”. Há algum tempo que contraiu uma lesão nas costas, o que lhe veio a dificultar – e muito! – a vida de futebolista, mas, também, o quotidiano fora dos relvados.

Na última semana, Hélio sagrou-se campeão da II Divisão em São Vicente, ao serviço do Falcões do Norte, clube que, no próximo ano, estará no principal escalão de Futebol da “Ilha do Monte Cara”. 

PUB

PUB

PUB

To Top