PUB

Desporto

São Vicente: ESAO participa na 26ª edição dos Jogos Salesianos em Portugal

A Escola Salesiana de Artes e Ofícios  (ESAO) em São Vicente, participa, de 1 a 4 de Maio, na 26ª edição dos Jogos Salesianos, em Portugal. Assim como em anos anteriores, nesta 4ª participação nacional naquele evento, a Escola Salesiana faz-se representar por uma equipa sub-11 de Basquetebol. Ao A NAÇÃO, o chefe da comitiva, o técnico Francisco Almendra traçou a conquista do torneio como objectivo.

Pela 4ª vez consecutiva a Escola Salesiana de Artes e Ofícios (ESAO) desloca-se a Portugal, onde vai participar em mais uma edição dos Jogos Salesianos. A comitiva viajou para Portugal no último domingo, sendo que o evento tem arranque marcado para esta quarta-feira (1)  prolongando-se até o dia 4 .

Este ano os Jogos Salesianos decorrem na cidade do Porto, algo que a cada ano muda. Esta competição é organizada pela Fundação Salesianos, propriedade da Província Portuguesa da Sociedade Salesiana que é também a titular escola em Mindelo.

Este evento envolve cerca de dois mil atletas de várias modalidades, desde basquetebol, futebol, vólei, xadrez, judo, natação, ténis de mesa. A Escola Salesiana participa com a equipa de basquetebol em sub-11.

Trata-se da 4ª participação da ESAO no evento, iniciativa em muito devida ao administrador da escola em São Vicente, Francisco Almendra, ele que assume as funções de chefe de comitiva e treinador da equipa na prova.

“Há quatro anos quando cheguei aqui e depois de uma conversa com algumas pessoas, dei-me conta que era um sonho já antigo, a nossa escola participar. Perguntei-me porque não. E como sou maluco arrisquei, com o apoio da direcção e dos professores de educação física”, recorda Francisco Almendra.

Na primeira participação a equipa saiu-se bem, dado as dificuldades logísticas e de obtenção de vistos que precederam o evento. “Nesse ano fomos campeões, no segundo ano ficamos na quarta posição e no ano passado não pudemos passar a fase de grupos”.

No primeiro ano a ESAO participou com duas equipas, sendo uma de basquetebol e outra de futebol. Posteriormente optou-se mais pelo basquetebol, pois é uma modalidade que a cada ano tem vindo a crescer na Escola Salesiana.

“Temos títulos inter-secundários. Isso só faz com que a modalidade cresça e achamos que era uma maneira de potenciar a modalidade. A outra razão é porque o basquete é a minha especialidade”, acrescenta.

A par da função de administrador da Escola Salesiana, Francisco Almendra é também treinador de basquetebol, licenciado pela Federação Portuguesa de Basquetebol. E é neste sentido que além de chefe da comitiva que irá para Portugal, Almendra vai desempenhar a função de técnico da equipa. Faz parte da comitiva o professor, José Albuquerque Ferreira.

Meta é ser campeão

Na sua primeira participação neste evento, a ESAO foi campeã na modalidade de basquetebol. Nesta edição Francisco Almendra não ambiciona outro cenário que não esse.

“A minha maneira de estar no desporto é onde entramos é para ganhar e esse é o objectivo principal. Ganhar porque esse é o objectivo da vida. Se entramos num projecto qualquer da vida com a ideia de que não vamos conseguir, e que vamos perder, então que não conseguimos mesmo. O objectivo é ganhar. Se não conseguirmos, damos os parabéns ao adversário”, argumenta.

Segundo faz saber este responsável, os alunos que compõem a equipa aguardam esta competição com muita ansiedade, uma vez que boa parte deles nunca saiu do país, ou sequer da ilha. “é uma experiência nova e todos os anos enfrentamos novos desafios porque os atletas nunca são os mesmos”.

Contudo Almendra lamenta que até então a equipa tenha feito apenas um jogo de treino na preparação para esta competição. “Temos um problema na ilha que não há competição para estas idades. Fizemos um jogo amigável com uma equipa ligeiramente mais velha que eles e o resultado foi bom. Perdemos somente por três pontos”.

Preparação iniciou em Setembro

A participação numa competição desportiva fora do país implica um longo período de preparação. Pensando nisso, os chefes desta comitiva deram início a preparação da equipa logo no arranque do ano lectivo em Setembro de 2018.

“Uma semana após o arranque do ano lectivo comecei a fazer captações. A partir do momento que tinha a equipa mais ou menos definida, reuni os pais e disse-lhes que havia essa possibilidade e se autorizavam os filhos a participar”.

Com a autorização dos pais assegurada, começaram a tratar dos passaportes e com o restante dos documentos iniciaram o processo para obtenção de vistos. Os vistos foram conseguidos já em Março último.

Recorde-se que no ano passado tiveram problemas com a obtenção de vistos e só puderam viajar com os alunos que tinham passaporte europeu, que constituíam uma equipa que não era competitiva.

“Este ano conseguimos fazer a marcação, receberam-nos com toda a amabilidade e simpatia. Este ano para bem dizer, temos só bem a dizer do Centro Comum de Vistos, ao contrário do ano passado”, disse.

Patrocinadores

Para que este viagem se tornasse possível logicamente os pais tiveram que suportar os custos de transporte. Entretanto a ESAO conseguiu garantir patrocínios de algumas instituições nacionais, nomeadamente a IMPAR Seguros, Mini-mercados Fragata e Docas Bar. Em Portugal tiveram outros patrocinadores desde logo o principal que é a província portuguesa da sociedade salesiana, que ofereeu todo o alojamento e alimentação em Portugal.

 

 

 

PUB

PUB

PUB

To Top