PUB

Sociedade

Praia: PN esclarece notícia veiculada nas redes sociais sobre alegado caso de rapto de crianças

A Polícia Nacional nega que tenha sido raptada uma criança na cidade da Praia, no passado dia 12 de Maio.
O desmentido surge na sequência de uma suposta notícia veiculada nas redes sociais sobre um alegado caso de rapto de uma criança, que se encontrava dentro de uma viatura, amarrada e com
ferimentos, na localidade de Bela Vista, cidade da Praia.
Em comunicado chegado à nossa redacção a PN garante que “a notícia veiculada não corresponde a verdade”.
A PN esclarece que “no dia 12 de maio, a Unidade de Piquete da Praia foi acionada, através do Centro de
Comando, que recebera uma chamada, denunciando um alegado caso de rapto, em como uma viatura de marca Audi, de cor vermelha, circulava no bairro da Bela Vista – Praia, com um indivíduo sequestrado e amarrado” e que, “de imediato, o Serviço de Piquete se deslocou ao local para avaliar da veracidade dos factos denunciados”.
No local, a PN encontrou a referida viatura, com três cidadãos no seu interior, todos do
sexo masculino.
“Os mesmos, de 18, 20 e 31 anos de idade, alegaram serem amigos e que estavam ali à procura de um cão da raça, que tinha desaparecido”, diz o comunicado, que avança ainda que depois de efectuadas buscas na referida viatura, apenas foi encontrado uma coleira para cães.
“Contrariamente ao que as imagens veiculas nas redes sociais pretendem fazer crer, na viatura não se encontrava ninguém amarrado e tão pouco se encontravam crianças, apenas os indivíduos supra referidos de 18 anos, 20 e 31”.
No entanto, pela natureza da denúncia, a PN identificou os referidos indivíduos e os
encaminhou para a Polícia Judiciária, para averiguações.
Perante esta situação de falso alarme, a PN apela “à responsabilidade e precisão na partilha de conteúdos que quando descontextualizados, como é o caso, provocam alarme social e interferem negativamente com vários setores da sociedade”.
A PN garante ainda que vai tomar “as medidas que se impuserem com vista a responsabilização da(s) pessoa(s) que produz(em) este tipo de notícias com o objetivo de criar insegurança nas pessoas”.

PUB

PUB

PUB

To Top