PUB

Cultura

Cabo-verdiano Jon Luz também tocou com Madonna

O guitarrista cabo-verdiano Jon Luz também se juntou a Miroca Paris para juntos levarem a bandeira de Cabo Verde até ao famoso palco dos Bilboard Awards, em Los Angeles, nos Estados Unidos da América, no passado dia 1 de Maio, juntamente com Madonna.
O espectáculo marcou o arranque do tour Mundial “Madame X”, o último trabalho da Diva da pop mundial. A performance dos dois crioulos, ao lado de Madonna, deixou orgulhosos os cabo-verdianos espalhados pelo planeta.
O show, como o A NAÇÃO nº608 já havia avançado, marcou o arranque do tour mundial de “Madame X”, o mais recente álbum de Madonna, que vai inclusive passar por Portugal.
Jon Luz é um nome muito conhecido das noites Lisboetas e um exímio tocador de instrumentos de cordas, entre eles a guitarra. Tido por muitos, como dos melhores instrumentistas que Cabo Verde já viu nascer, Jon Luz é natural de Santo Antão, mas foi em São Vicente que cresceu desde os dois anos de idade.
“Tinha sempre música ao lado, nas casas todas, além da que chegava de fora. O meu pai tocava cavaquinho, a minha mãe cantava quando era nova. Cresci a ouvi-la cantar e a ver o meu pai ir para as serenatas”, contou, em entrevista ao jornal Público, em 2006, altura em que lançou o seu primeiro álbum Farrópe d”Poesia.
Um trabalho que chegou a contar com arranjos para clarinete e violino de Orlando Pantera, nalguns dos temas do disco.
Com o passar dos anos Jon Luz tornou-se uma referência da música crioula de qualidade na Lisboa mestiça. Tocou com Maria Alice, Titina, Ildo Lobo, Tito Paris, entre tantos outros, distinguindo-se no violão e cavaquinho, além da guitarra,.Desde o início, como auto didata.
Chegou também a compor para a rainha da morna, Cesária Évora. Orgulho crioulo Hoje, tal como aconteceu com Miroca Paris, o seu talento saltou à vista de Madonna, que, como já revelamos em edições anteriores, quis africanizar os sons que dão vida ao novo álbum.
Não se sabe, contudo, se os dois irão acompanhar Madonna em todo o tour, ou em shows pontuais. O show de Portugal, marcado para o Coliseu de Lisboa, no início do próximo ano, poderá ser um deles.
Para já fica para a história das suas carreiras a participação neste show da Diva da pop, em Los Angeles, um show que deixou orgulhosos os cabo-verdianos espalhados pelo mundo. Nas redes sociais multiplicaram-se os “parabéns” e as palavras de incentivo.
Enquanto Jon Luz partilhou no seu facebook, uma foto de grupo da banda de Madonna, incluindo a cantora, Miroca Paris colocou um vídeo, depois do Billboard Music Awards, a agradecer o apoio e deixou uma palavra de incentivo. “Não desistas…o caminho é para frente”, disse no vídeo, falando em inglês, português e crioulo. “Cabo Verde não está fora do mapa”, disse.
Como noticiamos na edição impressa nº608, ainda recentemente, no início de Abril, Miroca Paris esteve em Cabo Verde para participar no Atlantic Music Expo, na Praia, e para dar um concerto de promoção do seu primeiro álbum a solo, na sua terra natal, São Vicente. Isto, antes de fazer uma pausa na sua carreira para acompanhar Madonna no arranque do tour do seu novo álbum, “Madame X”. Aliás, já na sua passagem por Cabo Verde, Miroca Paris deu a entender que o futuro reservava grandes projectos para a sua carreira. Na altura, em entrevista a Nuno Sardinha, da RDP África, deixou escapar que ia fazer uma “pausa na carreira” para acompanhar um artista “ao nível de Michael Jackson”.
Sem avançar para já grandes pormenores, até porque tal como Dino d´Santiago, também a ligação de Miroca Paris a uma das maiores lendas vivas da pop mundial – Madonna – deverá estar sujeita a um contrato de confidencialidade.
Batuka
Estes não foram os únicos talentos crioulos que caíram nas graças de Madonna. Como o A NAÇÃO já havia anunciado, em exclusivo, na sua edição imprensa nº579, “Batuku no novo disco de Madonna”, a cantora criou uma afinidade musical com Dino d Santiago e a Orquestra de Batucadeiras de Portugal, com quem gravou o tema “Batuka”.
Tema esse que integra agora uma das 15 faixas do seu novo álbum, que será lançado a 15 de Junho. Batuka conta inclusive com arranjos de Dino d´Santiago. Foi através deste artista que Madonna passou a ter um maior contacto com a Lisboa africana. Madonna inspirou-se precisamente nessa Lisboa africana para o seu novo disco e até deu “kutorno” na altura das gravações de “Batuka”, num estúdio em Paços d´Arcos.
Além do batuco, o álbum irá contar com outras influências, incluindo uma versão do conhecido funk de Blaya, “Faz Gostoso”, mas que gravou em dueto com a cantora brasileira Anitta. Maluma, estrela da pop da américa do sul, integra também um dueto com Madonna no tema “Medellín”, que já tem inclusive videoclipe.
O conteúdo do novo disco, o 14º da carreira da cantora, foi dado a conhecer pela própria Madonna nas redes sociais, num vídeo onde aparece ao lado de Dino d´Santiago.
Na altura a cantora revelou que em “Madame X” vai assumir várias personalidades.
GC

PUB

PUB

PUB

To Top