PUB

Mundo

Angola: UNITA acusa Governo de "humilhar" exéquias fúnebres de Savimbi

A UNITA (União Nacional para a Independência Total de Angola) acusou, esta terça-feira, 28, o Governo angolano de estar “a humilhar” as exéquias fúnebres de Jonas Savimbi, cujos restos mortais foram entregues na segunda-feira, no Luena, província do Moxico, e não esta terça-feira, no Cuíto, tal como fora acertado.

Em declarações à Agência Lusa, o coordenador da Comissão para as Exéquias Fúnebres do líder histórico da UNITA, Álvaro Chik Wamanga, mostrou-se indignado depois de a família e grande parte da Direção da UNITA, incluindo o presidente Isaías Samakuva, estar no Aeroporto “Joaquim Kapango”, no Cuíto, província do Bié, e não ter recebido os restos mortais de Jonas Savimbi.

O ministro de Estado, Pedro Sebastião, que chegou ao Cuíto, no avião que trouxe os jornalistas, abandonou o Aeroporto num dos quatro helicópteros presentes na pista, em direção ao Andulo, segundo Chik Wamanga.

Pedro Sebastião, acompanhado por vários elementos da Segurança de Estado e das Forças Armadas – segundo o responsável da UNITA -, abandonou o Cuíto sem sequer cumprimentar a Direção do Partido presente no Aeroporto.

“É uma humilhação, uma vez que nem se dignou a cumprimentar a Direção da UNITA, e foi directamente, ao que pensamos, para o Andulo, onde aparentemente os restos mortais de Jonas Savimbi irão ser entreguesc vindos directamente do Luena. Não sabemos a quem. Quer a direção da UNITA, quer sobretudo todos os familiares estão aqui no aeroporto do Cuíto”, disse à Lusa.

Chik Wamanga acrescentou, ainda, ter recebido a indicação de que o Governo pretende realizar as exéquias fúnebres na quarta-feira, 29, no Andulo, embora esteja ainda a tentar confirmar a informação, uma vez que ninguém da parte governamental está no Cuíto.

Também a Direção da UNITA está a tentar esclarecer a situação.

“Estamos a aguardar por alguma novidade porque, nesta altura, não está aqui ninguém da parte governamental para nos dar explicações”, acrescentou.

Chik Wamanga realçou o facto de a Comissão Tripartida Governo-UNITA-Família ter consensualizado que os restos mortais seriam entregues hoje de manhã no Luena, situação que, unilateralmente, o Governo alterou, na segunda-feira à tarde, para o Cuíto, o que veio baralhar completamente toda a logística que o Partido tem montada para dignificar a memória do líder histórico da UNITA, morto em 2002 em combate, o que marcou o fim da Guerra Civil angolana.

Perante o facto de os restos mortais não terem sido entregues no Cuíto, Chik Wamanga ressalvou “as manobras do MPLA e do Governo” que pretendem “boicotar toda uma homenagem” a Jonas Savimbi.

PUB

PUB

PUB

To Top