PUB

Política

Governo criticado por usar fundos públicos para publicitar seus feitos

A divulgação de publi-reportagens pelo Governo nos órgãos de comunicação social públicos e privados está a gerar contestação dos partidos da oposição e da própria sociedade, com muitos reparos nas redes sociais.
Para muitos, utilizar dinheiro público para publicitar trabalhos realizados pelo Governo não é ético, uma vez que que não se trata de nenhum favor, mas sim obrigação do executivo.
Por outro lado, criticam a utilização da imagem de pessoas com algumas dificuldades para a ilustração das publi-reportagens nas rádios e televisões do país.
Quando esteve na oposição, o MPD fez fortes críticas pela mesma acção realizada pelo então governo do PAICV, tendo na altura considerado que se tratava de propaganda política feita com dinheiro público.
Confrontado, recentemente, com a situação o primeiro-ministro desvalorizou as críticas.
O “executivo está apenas a divulgar o trabalho feito, ” disse Ulisses Correia e Silva.
O sociólogo Henrique Varela é um dos criticam a iniciativa. “Penso que não se trata de nenhum favor o Governo cumprir o programa de governação, mas sim sua obrigação”, realça Varela.
Ele defende que as verbas deviam ser canalizadas para outras actividades em beneficio das populações.
Embora não seja totalmente contra o governo fazer divulgação das suas actividades, o economista Avelino Bonifácio diz não concordar com a forma como tais publi-reportagens estão a ser feitas.
“Na minha opinião, o Governo devia publicitar as suas actividades nas inaugurações das obras, no Parlamento, quer através das auscultações periódicas, debate sobre o estado da Nação, discussão e aprovação das contas do estado”, afirma Bonifácio.
Fonte: VOA

PUB

PUB

PUB

To Top