PUB

Economia

Porto Novo: Centro de transformação agro-alimentar diversifica produção e já coloca biscoitos, licores e doces no mercado

O centro de transformação agro-alimentar de Círio, em Ribeira das Patas, no Porto Novo, Santo Antão, que desde a sua instalação, em 2015, vinha produzindo sumos, já começou a produzir, também, biscoitos, licores, doces e néctares.
Isso, graças a investimentos realizados, sobretudo em obras de remodelação, que possibilitaram esta unidade, além de sumo, frutas secas e mato de chã, apostar, também, em novos produtos, como biscoitos, licores, doces e néctares, que já estão a ser colocados no mercado.
As intervenções neste centro, capaz de produzir, por dia, 120 litros de sumos diversos, foram financiadas no quadro do programa de promoção das actividades socio-económicas rurais (Poser), a cargo do Ministério do Agricultura e Ambiente (MAA) e co-financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e Fundo Espanhol.
A unidade técnica do Poser em Santo Antão confirma que uma das intervenções levadas a cabo pelo Poser no Porto Novo incidiram na remodelação do centro de transformação agro-alimentar do Círio, em Ribeira das Patas, tornando possível a produção de licores, doces, biscoitos, néctares, entre outros produtos.
Essa unidade, que tem contado, também, com o apoio da organização não-governamental Atelier Mar (São Vicente), está a apostar, igualmente, na transformação e comercialização do café do Paul.
Segundo Maria de Fátima, responsável deste centro, que beneficia 14 pessoas (12 mulheres e dois homens), o café é adquirido, torrado e moído e, depois de empacotado, é colocado no mercado.
O café do Paul tem sido, também, transformado de forma tradicional (torrado e moído em pilão) e colocado no mercado nacional através da cooperativa de produtores associados em rede de economia solidária desta ilha (Pares), sediada no Porto Novo.
Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top