PUB

Mundo

Angola: Banco Nacional assinala "peso elevado" da dívida à China

A dívida angolana à China, que ronda os 20 mil milhões de dólares (18 mil milhões de euros), tem “um peso elevado”, afirmou, esta sexta-feira, 31, em Macau, um membro do Conselho de Administração do Banco Nacional de Angola (BNA).

“Existe um peso elevado do ‘stock’ de dívida externa pertencente à China. Estamos a falar de cerca de 20 mil milhões de dólares”, precisou o administrador do BNA, Miguel Bartolomeu Miguel -citado pela Lusa -, numa Conferência do X Fórum Investimento e Construção de Infraestruturas (IIICF, na sigla em inglês), que termina, hoje, em Macau.

O responsável sublinhou, ainda, que “a China não tem uma expressão acentuada na rúbrica de Investimento Directo Estrangeiro, mas (este) tem vindo a aumentar”.

Por outro lado, salientou, que “a China é uma das principais origens de importações angolanas, sendo que em 2018 ficou em primeiro lugar, totalizando um valor 2,18 mil milhões de dólares”.

Quanto às exportações, nomeadamente, de petróleo bruto, também em 2018, a China foi o principal destino, “totalizando um valor expressivo de 23,72 mil milhões de dólares”, referiu Miguel Bartolomeu Miguel.

“Dos membros da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) só Portugal se encontra no ‘Top 10′”, adiantou, frisando que, no ano passado, Angola “ocupou o terceiro lugar no “Top 10” dos países de origem de importação de petróleo bruto para a China”, atrás da Rússia e da Arábia Saudita.

Na terça-feira, o ministro das Finanças, Archer Mangueira, disse na Assembleia Nacional (Parlamento), que a Dívida Pública subiu para 66,7 mil milhões de dólares (59,9 mil milhões de euros), o equivalente a 85% do Produto Interno Bruto (PIB), justificando a subida com os preços do petróleo.

Segundo Archer Mangueira, a dívida das empresas públicas, nomeadamente, a Sonangol e a Linhas Aéreas de Angola, representam cinco por cento (%) do PIB, enquanto a dívida emitida pelo Estado vale 80% da riqueza produzida no País.

Em Março, o FMI (Fundo Monetário Internacional) tinha estimado que a dívida de Angola poderia chegar aos 90% do PIB no final deste ano, defendendo cautela na contração dos financiamentos, antes de aprovar um Programa de Apoio Financeiro, no valor de 3,7 mil milhões de dólares (3,3 mil milhões de euros).

PUB

PUB

PUB

To Top