PUB

Mundo

“Air Timor” e a indonésia “TransNusa” anunciam vôos-conjuntos entre Díli e Kupang

A “Air Timor” e a indonésia “TrasNusa” acordaram realizer, a partir de 14 de Junho, um serviço-conjunto de ligações aéreas entre as duas capitais da ilha de Timor, Díli, e Kupang, divulgaram responsáveis da empresa timorense.

Syed Abdul Rahman, director da “Air Timor”, disse à Lusa que o primeiro vôo deverá ocorrer em 14 de Junho e antecipa que os bilhetes para o vôo inaugural comecem a ser vendidos entre 10 e 11 de Junho.

O responsável da “Air Timor” disse que o processo burocrático e técnico está “praticamente concluído”, referindo que se prevê que no primeiro mês de operação haja viagens a um preço promocional de 45 dólares (40 euros) por trajecto.

O preço passará, depois, a um custo médio de entre 80 e cem dólares (entre 71 e 88,6 euros), com duas viagens previstas por semana, numa primeira fase, às segundas e às sextas.

“TransNusa”, marca do Grupo indonésio “PT TransNusa Aviation Mandir”i, é uma companhia área indonésia que opera no Leste do País, em particular nas zonas de Nusa Tenggara e Sulawesi e que tem como base o Aeroporto El Tari, em Kupang, Capital da metade indonésia da ilha de Timor.

A empresa foi lançada em 2005 e mantém ligações a partir de Kupang para vários destinos, inicialmente com aviões “charter” da “Pelita Air” e da “Trigana Air”, e, desde 2011, com o seu próprio Certificado de Operador Aéreo (AOC).

A empresa tem, actualmente, uma frota de dez aparelhos.

O vôo poderá oferecer uma solução alternativa a quem quer sair de Timor-Leste e evitar os elevados preços praticados, actualmente, pelas empresas indonésias do Grupo Garuda, na ligação entre Díli e Bali e pela australiana “AirNorth”, até Darwin.

Bilhetes para esses destinos, os únicos com que Timor-Leste tem actualmente ligações externas, custam, presentemente, entre 200 e 300 dólares (entre 177,2 e 266 euros) por trajecto.

Ainda assim, a nova rota implicará um custo idêntico na ligação entre Díli e Bali, por exemplo, já que a ligação até Kupang custará entre 80 e 100 dólares e a de Kupang até Bali ronda, igualmente, os cem dólares por trajecto.

Não é a primeira vez que a “Air Timor” opera vôos entre Díli e Kupang. Durante um curto espaço de tempo, entre o final de 2017 e o início de 2018, haviam ligações três vezes por semana, mas acabaram por ser suspensas, por razões comerciais.

PUB

PUB

PUB

To Top