PUB

Saúde

Comer banana (diariamente) traz benefícios para a saúde

A banana é uma excelente fonte de potássio e de proteína, mas não é tudo. O sítio “Medical Daily” cita cinco benefícios para a sua saúde de comer este fruto diariamente, a saber:

1. Promove uma óptima digestão

Aproximadamente, cerca de 70 por cento (%) da fibra presente na banana é solúvel, sendo este o tipo de fibra que não se dissolve em líquido. Ou seja: esta variante de fibra ajuda os alimentos a moverem-se mais rápida e facilmente pelo estômago e intestinos.

Paralelamente, se sofre de prisão de ventre, a banana pode aliviar os sintomas. As bananas são uma óptima fonte de pré-bióticos benéficos para o desenvolvimento das chamadas boas bactérias presentes no intestino.

2. Melhora o sono

Se sofre de insónias, então coma uma banana antes de ir dormir. De acordo com a publicação “Forbes”, a fruta contém o aminoácido tripofano, que é, eventualmente, convertido em serotonina. Este neuro-transmissor desempenha um papel fundamental na elevação do humor, assim como na regulação dos ciclos do sono.

3. Promove a saúde do coração

Estima-se que, em media, uma banana contenha 422 miligramas de potássio, o que perfaz 12% da dose diária recomendada. Adicionalmente, a fruta apresenta níveis reduzidos de sódio – todas estas caraterísticas nutricionais tornam a banana num “snack” saudável para o coração e quando se pretende reduzir o risco de hipertensão.

O potássio pode ainda ajudar a prevenir o endurecimento das artérias, um sintoma associado ao desenvolvimento de doenças cardíacas.

4. Combustível para os treinos

Um estudo realizado em 2012 concluiu que ingerir banana reduz os índices de estresse oxidativo e ajuda a melhorar a performance dos atletas.

“Este alimento inclui mais nutrientes do que qualquer bebida desportiva ou batido e contém ainda açúcares naturais e antioxidantes”, disse a médica Cynthia Sass, em declarações à “Medical Daily”.

5. Alimento indicado para grávidas

Uma banana média inclui 0,43 miligramas ou 33% de vitamina B6. Este nutriente é extremamente “importante para o desenvolvimento do cérebro do bebé durante a gravidez e para as reacções enzimáticas do metabolismo”, explica a médica Sass.

Mais ainda: ingerir bananas no primeiro trimestre da gravidez foi associado à diminuição de ocorrência de náuseas nas gestantes.

Muito importante

Quando a banana é verde, ela é rica em amido e amido resistente. Quando amadurece, esse amido transforma-se em açúcar.

Por isso, mais de 90% da composição das bananas são carboidratos, e ela acaba tendo baixos níveis de proteínas e gorduras.

Os açúcares da banana — sacarose, frutose e glicose — quando combinados com sua fibra, promovem grande energia ao corpo.

PUB

PUB

PUB

To Top