PUB

Destaques

Destaques da edição 614 do Jornal A NAÇÃO

Assembleia-Geral marcada para dia 24

BCA com resultados negativos pela primeira vez na história

O Banco Comercial do Atlântico (BCA) apresenta resultados líquidos negativos, pela primeira vez, desde a sua criação. Contudo, a sua administração perspectiva um ano de 2019 “muito positivo”. O Relatório e Contas do BCA será aprovado na Assembleia-Geral marcada para o próximo dia 24. A questão da venda da participação da Caixa Geral de Depósitos não consta da Agenda dessa Assembleia-Geral.

Peculato e infidelidade

Auditoria das Finanças “compromete” Renato Lima 

Uma Auditoria realizada em 2016 pela Inspeção-Geral de Finanças (IGF) à gestão da extinta ARE (Agência de Regulação Económica), entre 2004 e 2915, está na base da acusação de Renato Lima, por parte do Ministério Público, de cometimento de prática de crimes de peculato e infidelidade no exercício do cargo. Actualmente assessor do vice-Primeiro-Ministro e ministro das Finanças, Lima é acusado, entre outros, de apropriação e uso indevidos de bens da ARE.

Cursos universitários sem alunos

Ciências Agrárias e Engenharia do Mar com menos procura 

História, Psicologia e Sociologia, a par de Geografia, Geologia e Engenharias do Mar e Agrárias estão entre os cursos menos procurados pelos alunos das universidades cabo-verdianas. O número de quadros no desemprego tem levado o IEFP  (Instituto do Emprego e Formação Profissional) a procurar a “reconversão” dos mesmos para aquilo que o mercado supostamente precisa. A questão, dizem alguns dos entrevistados do  A NAÇÃO, está longe de ser pacífica.

Sociedade

Novos Estatutos da RTC a caminho

O Governo está a recolher subsídios para avançar com os novos Estatutos da RTC (Radiotelevisão Cabo-Verdiana). Com isso, o Conselho da Administração dessa entidade passa a ser escolhido por um Conselho Independente do Governo. Contudo, no processo de socialização do documento, a AJOC parece estar excluída.

 Festival Literatura Mundo – Sal’2019

Nigéria, Vietname e…muita Lusofonia

A III Edição do Festival Literatura Mundo Sal, que se realiza já entre 27 e 30 de Junho, conta este ano com uma forte presença de escritores estrangeiros vindos da lusofonia e não só. O nigeriano Niyi Ousundare, o vietinamita Chi Trung, o angolano Jonuel Gonçalves, o espanhol Carlos Quiroga e o moçambicano Luís Carlos Patraquim são algumas das presenças confirmadas. Amarílis (Cabo Verde) e Goethe (Alemanha) são os homenageados deste ano.

-Esta Edição nº 614 – que já está nas bancas! -, traz, também, as  Opiniões de Arsénio Fermino de Pina e de Carlos Sousa Monteiro;  a par da Coluna de Filinto Elísio.

PUB

PUB

PUB

To Top