PUB

Mundo

Papa Francisco recebe Putin a 4 de Julho no Vaticano

Num breve comunicado, o porta-voz do Vaticano, Alessandro Gisotti, confirmou que o “Santo Padre receberá em audiência no Vaticano, o Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, a 4 de Julho”.

A reunião entre Vladimir Putin e o Pontífice será realizada durante a visita oficial que o presidente russo fará a Itália durante a primeira semana de julho, embora ainda não tenha sido oficializada.

Esta será a terceira reunião entre o Papa e Putin, esperando-se que o conflito na Ucrânia seja mais uma vez uma questão central do encontro.

Na reunião anterior, em 10 de Junho de 2015, o Papa já tinha transmitido a Putin a necessidade de alcançar a paz na Ucrânia.

A primeira reunião entre os dois ocorreu em 25 de Novembro de 2013 e, nessa ocasião, abordaram o conflito na Síria.

A Santa Sé e a Rússia estabeleceram relações diplomáticas plenas em 2009, após as primeiras relações bilaterais em 1990.

Este encontro surge depois de o Papa se ter encontrado com o Patriarca Ortodoxo Russo, Kirill, em 2016, naquele que foi considerado um passo importante para superar o cisma de mais de mil anos entre os ramos Ocidental e Oriental do Cristianismo.

Mikhail Gorbachov, o último líder da União Soviética, e Boris Ieltsin, o primeiro Presidente da Rússia pós-Soviética, tinham convidado o então Papa João Paulo II a visitar o País. Mas uma viagem nunca foi possível, por causa do cisma entre o Vaticano e a Igreja Ortodoxa Russa, a maior e a mais influente no mundo Ortodoxo, com 165 milhões de fiéis, num total de 250 milhões de ortodoxos.

PUB

PUB

PUB

To Top