PUB

Sociedade

Directamente dos EUA: Irlanda Fernandes quer investir em loja de “make up”

Irlanda Fernandes, 25 anos, natural da ilha do Fogo, vive nos EUA desde os 12 anos. Formou-se em estética e começou a trabalhar, como cabeleireira em salão de beleza, em Brockton, Boston. Com o tempo, deixou os penteados e investiu em técnicas de maquiagens, uma área que sempre gostou e admirou desde menina.

Hoje, bem sucedida, acredita que é chegada a hora de investir no seu país natal, Cabo Verde. A sua ideia, por ora, é abrir uma “loja de make up” na Cidade da Praia, virada sobretudo para as mulheres que não perdem a oportunidade de estarem “bem apresentadas”, quer para o dia-a-dia, quer em ocasiões especiais.

Demonstração

No passado domingo, 26, Irlanda Fernandes realizou em parceria com a maquilhadora cabo-verdiana, Cisa Pires, num restaurante da Praia, uma noite de desfile e apresentação dos trabalhos de maquiagem, que teve a casa cheia. Para esta jovem, este foi um bom começo.

“Tive no total 15 modelos que representaram um pouco do que faço como maquilhadora. O momento foi de muito nervosismo e preocupação, mas também de muitas emoções. O público gostou do meu trabalho. Foi uma experiência boa, que me incentiva ainda mais para abrir a loja que almejo”, conta.

Segundo explicou ao A NAÇÃO, a ideia surgiu no contexto de investir no seu país, através daquilo que gosta, dando assim oportunidades às mulheres de utilizarem produtos de qualidade e ao mesmo tempo, acessíveis. “Desde que comecei a trabalhar nesta área nos Estados Unidos pensei em abrir um negócio meu. Só que, analisando o mercado e as condições de cada país, para mim, parece-me mais fácil que seja em Cabo Verde. Assim, não só estaria a contribuir para o desenvolvimento do meu país, como também estaria a ajudar as mulheres da minha terra a estarem bem apresentadas com um espaço próprio para fazerem um make especial ou do dia-a-dia, com produtos de qualidade e a um preço acessível”, explica a jovem.

Enquanto empreendedora, Irlanda diz que vai trabalhar em parceria com a Cisa Pires, que já é maquilhadora a um bom tempo e que conhece “melhor” do que ela o mercado cabo-verdiano. “A Cisa com algumas das minhas técnicas e mais a sua experiência será a maquilhadora e aconselhará as nossas clientes sobre os produtos adequados para cada tom de pele, o que usar no dia-a-dia, em ocasiões especiais, entre outros serviços”, explica a nossa entrevistada.

Próximo passo

Tendo desde já uma parceria, Irlanda diz que o próximo passo será encontrar um lugar “perfeito” para implantar o negócio até 2020. O local, como deixa a entender, está já identificado. “Praia Shopping, por exemplo, seria uma boa opção”, afirma. “No entanto, ainda estamos a analisar as possibilidades, de poder ser ainda em outros recantos da cidade da Praia, já que a previsão é de a loja abrir só em 2020”, diz.

Sem esquecer da sua ilha natal, após a implantação da loja na cidade da Praia, Irlanda Fernandes diz que pensa também em abrir um negócio semelhante na cidade de São Filipe, no Fogo. Este, virá anos após  a conquista do mercado na Capital.

PUB

PUB

PUB

To Top