PUB

Sociedade

“Lesco-Lesco” em prol do desenvolvimento da Achada de São Filipe

Inicialmente, foi um grupo de cinco amigos que se reuniam, aos fins de semana, para “konta parti” e divertir-se. Disso surgiu a ideia de levar uma certa “energia positiva” à toda a comunidade da Achada de São Filipe. A primeira actividade foi direcionada às crianças.

“Realizámos na praça nova, uma actividade para criança e tivemos uma boa adesão do público. Todos gostaram e a partir dali sentimos motivados para fazer mais para a nossa comunidade dentro das nossas possibilidades” conta Elcides Frederico, presidente do grupo. 

Elcides diz que “Lesco-Lesco” hoje conta com cerca de 15 membros, tenta transmitir também para a comunidade da Achada de São Filipe o companheirismo, a amizade, a brincadeira saudável e sobretudo o amor ao próximo que se vivia entre eles, enquanto um grupo de amigos.

“Creio que foi a nossa forma de actuar que conquistou mais jovens, para o grupo. Tentamos sempre, no meio de brincadeiras, passar a mensagem de que com pouco ou com quase nada pode-se conseguir muito. Assim, levantamos o autoestima dos outros jovens e da nossa comunidade”, conta este jovem natural de São Domingos que vive na ASF, há cerca de cinco anos.

Além de actividades para crianças, Lesco-Lesco realiza também eventos para jovens e adultos, de forma a promoverem a paz e boas relações entre os são-filipenses, além de alguns trabalhos de solidariedade.

“Por exemplo, a bem pouco tempo, uma senhora chefe de família, teve uma morte súbita e deixou a mãe e os filhos ‘desprotegidos’. Assim que soubemos, fizemos umas compras e fomos levar-lhe o nosso apoio, porque enquanto um grupo social tínhamos que agir. Até gostaríamos de contribuir com mais, o nosso fundo conta apenas com uma cota mensal de 200 escudos que cada elemento nossa deposita”, explica Elcides.

“Neste momento, o que mais precisamos é de jovens com ideias para integrarem no grupo para levarmos Achada de São Filipe para um bom caminho. Queremos pessoas com boa vontade, para trabalho voluntário, por amor à comunidade, e fazer com que sejamos uma zona unida pelas boas causas. Até agora, não temos tido problemas em realizar as nossas actividades porque a comunidade contribui com o que tem e nos apoia de todas as formas. No entanto, também não negamos uma boa ajuda, seja ela qual for, porque também temos grandes sonhos a realizar”, salienta.

Lesco-Lesco tem em mente vários projectos em mente e em andamento. Estes vão desde uma simples actividade para comemorar o dia das crianças, por exemplo, seguido de convívio e palestras para jovens e adultos até uma feira de saúde, pensando nos idosos que, muitas vezes, preferem ficar em casa com uma ‘pequena dor de cabeça’ do que dirigir ao Centro de Saúde na zona de Ponta d’Água.

“A nossa ideia sobre a feira-de-saúde é sempre que podermos, trazer os profissionais de saúde à ASF para atenderem sobretudo os mais idosos. No entanto, estando aqui, a oportunidade de fazer consulta será para toda a população”, explica o jovem.

Se tudo der certo, daqui a alguns anos, Elcides Pereira diz a Lesco-Lesco será uma associação madura e orgulhosa da sua caminhada. “Mais tarde, quem sabe, podemos começar a ajudar outras zonas da capital, assim como faz a Associação ‘Safende Tudo Hora’ que é a nossa maior inspiradora”, conclui.

RM

PUB

PUB

PUB

To Top