PUB

Desporto

Sal Beach Games 2019: Cabo Verde estreia-se hoje na Taça Africana de Teqball

Cabo Verde estreia-se hoje na Taça Africana de Teqball que vai decorrer durante todo o dia desta terça-feira,18, no areal do Sal Beach Games 2019, em Santa Maria.
A Taça Africana de Teqball reúne 14 países, sendo a terceira modalidade dos jogos africanos de praia que mais países envolve, apesar de não fazer parte do roll de modalidades oficiais da competição.
O campeonato será disputado em título de duplas e Cabo Verde estará representado pelos jovens Ekson da Graça, natural de São Nicolau a residir no Sal e pelo salense Rody.
Os cabo-verdianos encontram-se no grupo C juntamente com a Mauritânia e o Madagascar.
O Madagascar que tem inclusive a jogadora mais nova de Tequball, Aniera Soa, com 15 anos, uma jovem promessa da modalidade, conhecida já internacionalmente entre os amantes da modalidade. “É uma alegria muito grande estar aqui”, disse ao A NAÇÃO.
A par da taça, irão decorrer sessões de demonstração com os craques Douglas Costa, do Brasil e  Simão Sabrosa, de Portugal. Os internacionais cabo-verdianos Fernando “Nando” Maria Neves e Pedro Leitão Brito (Bubista) integram também o leque das demosntrações, a par de Natalia Guitler, atleta da selecção brasileira de Teqball.
“É uma honra estar aqui e fazer parte desta atmosfera incrível dos jogos de praia, nesta diversidade de culturas. Foi muito bom ver as crianças a jogar Teqball na praia e espero ver mais gente a aderir à modalidade e que possamos jogar juntos”, disse Natalia, durante o sorteio de equipas.
O Teqball é um desporto que mistura futebol com ténis de mesa. Em vez de raquetes usa-se o corpo para lançar a bola, que não é de ping-pong, mas sim de futebol.
A modalidade surgiu na Hungria em 2014 e tem conquistado diversos craques no mundo inteiro, contando já com campeonato mundial de Teqball.
Neymar, João Félix, Ronaldinho Gaúcho ou William Gallas, entre tantos outros, são alguns dos craques que se tornaram aficionados da modalidade.
A taça do mundo pertence a Montenegro e Brasil está no top 4.
Em reunião da ACNOA no Sal, Teqball foi reconhecida como modalidade olímpica e irá incluir provavelmente o roll de modalidades oficiais dos próximos jogos africanos de Praia.
GC
 

PUB

PUB

PUB

To Top