PUB

Sociedade

São Domingos acolhe ato tradicional de ‘toma benson’ para conscientização da violência contra os idosos

O concelho de São Domingos acolhe uma sessão de ‘toma benson’ organizada no âmbito do dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa.
A iniciativa partiu da parceria entre a Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC) e a edilidade de São Domingos. A sessão acontece no jardim da Várzea da Igreja.
A organização desafiou um grupo de idosos a estarem presente no local para dar bênção às crianças, promovendo o respeito pelos direitos humanos das pessoas idosas em Cabo Verde.
A atividade conta com uma discussão sobre o significado cultural do ato de “toma benson” em Cabo Verde.
Ainda inclui-se no programa, momentos culturais, com a participação de idosos do concelho e crianças dos Jardins Estrela e Flor de Mãe.
A iniciativa pretende promover uma reflexão sobre a forma como a sociedade cabo-verdiana trata a população idosa e sobre os cuidados que este grupo precisa em termos de proteção dos seus direitos.
‘Toma benson’ é uma prática cultural que, cada vez mais, tem sido menos visível.
Recorde-se que o dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa foi assinalado no dia 15 de Junho, com o objetivo de ‘criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa’.

PUB

PUB

PUB

To Top