PUB

Mundo

Moçambique promove Gastronomia e celebra Independência em Macau

Moçambique volta a promover, entre sábado e dia 29 deste mês, a sua Cultura Gastronómica em Macau (na Ásia), num evento organizado há mais de dez anos para “celebrar a Independência” daquele País Lusófono da África Oriental.

Desde 2007 que a Semana Gastronómica de Moçambique traça o mesmo objectivo: pôr a comunidade de Macau em contacto com os “sabores, as danças e as músicas” tradicionais moçambicanas, na mesma altura em que se “celebra a independência”, apontou à Lusa, a directora da Associação dos Amigos de Moçambique, Helena Brandão.

Moçambique celebra, a 25 de Junho, o 44.º aniversário como País livre e soberano, Independência conquistada em 1975, após cinco séculos de domínio português.

“(Todos os anos) convidamos um ‘chef’ moçambicano que prepara, durante uma semana, num restaurante de Macau, pratos típicos de Moçambique”, explicou Helena Brandão.

Este ano, a Associação de Amigos de Moçambique convidou a “chef” Orlanda Barbosa, que trará a uma unidade hoteleira de Macau “alguns condimentos e produtos” moçambicanos que não estão disponíveis no território administrado pela China.

Apesar da Semana Gastronómica ser “muito bem recebida todos os anos”, a Organização teme que esta seja a última edição, tendo em conta as “dificuldades logísticas” e os apoios, que “nem sempre são suficientes”.

“Temos encontrado cada vez mais dificuldades, mas este ano foi pior (…) O problema é arranjar um espaço que nos dê condições para organizar esta semana, tudo o que o evento exige. Pedimos apoios, mas às vezes não são suficientes”, indicou à Lusa, Helena Brandão.

“Pode ser a última edição”, lamentou.

Macau, uma Plataforma de Cooperação e Investimento entre a China e os Países Lusófonos, tem vindo a estreitar relações com Moçambique, nomeadamente, na área da Medicina Tradicional chinesa.

No ano passado, Moçambique foi o foi país parceiro da 23.ª Edição da Feira Internacional de Macau (MIF), organizada pelo Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM).

PUB

PUB

PUB

To Top