PUB

Mundo

Guiné-Bissau: CEDEAO dá ultimato ao PR para indigitação de PM e formação de Governo 

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) deu um prazo até domingo, 23, para ser nomeado o Primeiro-Ministro (PM) e o Governo na Guiné-Bissau, de acordo com os resultados das Legislativas de 10 de Março.

“O Comité Ministerial insiste na nomeação até 23 de Junho do novo Primeiro-Ministro proposto pelo Partido maioritário no Parlamento e a formação do Governo dentro do mesmo prazo”, afirmou aos jornalistas o presidente da Comissão da CEDEAO, Kassi Brou.

Jean-Claude Kassi Brou falava aos jornalistas no Aeroporto de Bissau, quinta-feira, 20, no final de uma missão que a CEDEAO realizou àquele País Lusófono da África Ocidental, para avaliar a crise política.

O Presidente da Comissão da CEDEAO pediu, também, aos partidos políticos para concluírem a Eleição da Mesa do Parlamento, conforme o Regulamento daquele Órgão de Soberania.

Jean-Claude Kassi Brou deixou também claro que a missão recomendará a imposição de sanções a todos os que forem responsáveis por criar bloqueios ao processo de normalização do País.

Quase três meses depois das Eleições Legislativas, em 10 de Março, o Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, ainda não indigitou o PM e Governo, alegando o impasse para a Eleição da Mesa do Parlamento.

O Chefe de Estado ouviu os partidos, na sexta-feira, 14, e pediu ao Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) para indicar um nome para o cargo de PM.

O PAIGC indicou o nome do Presidente do Partido, Domingos Simões Pereira, que o Presidente recusou.

O Presidente bissau-guineense cumpre cinco anos de mandato em 23 de Junho e marcou Eleições Presidenciais para 24 de Novembro.

PUB

PUB

PUB

To Top