PUB

Desporto

Sal 2019 chega ao fim: Cabo Verde conquistou 10 medalhas e termina em quarto lugar na geral

Chegou ontem ao fim no areal de Santa Maria os primeiros jogos africanos de praia realizados em Cabo Verde na ilha do Sal.
Durante mais de uma semana, passaram pelo areal de Santa Maria cerca de oitocentos atletas em 11 modalidades, numa competição dividida em duas fases.
Na primeira fase Cabo Verde conquistou sete medalhas e na segunda três. No total três medalhas de ouro, uma no basquetebol afundanço (Anderson), outra no futebol freestyle (Nick) e outra no futebol feminino. As três pratas foram também uma no futebol freestyle (Nick), outra no kite surf (Luís Duarte) e no andebol feminino.
Já os bronze foram para o karaté, ténis de mesa e Teqball.
A cerimónia de encerramento aconteceu ontem ao fim da tarde na presença do primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva entre outras individualidades governamentais, com um desfile de bandeiras dos países participantes.
“Cabo Verde teve uma grande participação. Em 43 países Cabo Verde consegue ficar em quarto lugar com 10 medalhas, três de ouro. É um grande orgulho sobretudo para a componente da participação feminina, com um grande desempenho, mas todos estão de parabéns. Vamos continuar a participar fortemente porque são os jogos que marcam a partir de agora aquilo que poderão ser os jogos futuros de África em jogos de Praia”.
Já Filomena Fortes do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) fez também um balanço positivo, afirmando que o retorno de atletas e dirigentes que vieram do continente tem sido “muito bom” e que Cabo Verde colocou uma “fasquia elevada” para quem tiver a missão de realizar a próxima edição.
Durante a semana, os jogos de futebol de praia foram aqueles que tiveram as maiores enchentes de público, com as outras modalidades a terem uma fraca adesão. A excepção foram os fins de semana, sobretudo no futebol, basquetebol e freestyle, onde muita gente veio apoiar os atletas de Cabo Verde.
Diariamente no areal foram recolhidas milhares de garrafas de plástico, que serão transformadas em azulejos na fábrica de Santo Antão.
No recinto a bebida mais consumida foi a cerveja, segundo informações avançadas pelos proprietários dos bares disponíveis no recinto. Águas e sumos venderam-se “muito pouco”, apesar de ser um “evento desportivo”.
Orçado em 400 mil contos, o evento foi realizado pela Associação de Comité Olímpicos Nacionais Africanos (ACNOA) e contemplou 11 modalidades: atletismo, basquetebol 3×3, andebol de praia, ténis de praia, futebol de praia, remo no mar, futebol freestyle, karaté kata, kitesurf, e natação em águas abertas.
 

PUB

PUB

PUB

To Top